PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Entrevistador Entrevistado - Relações Assimétricas no Discurso



Fichamento

Análise da prática discursiva de ?Memória e Sociedade ? Lembranças de Velhos? de Ecléa Bosi.
q No livro, uma das intenções é fazer brotar a fala dos velhos: a autora se recua e funda um espaço onde aparecem os velhos. Entre as muitas conclusões de E.Bosi, está a de que a memória é condicionada a diversos fatores complexos, um dos quais é a estrutura da sociedade em que vivem os velhos. Os anciãos engajados em práticas sociais relatam fatos recentes da sua vida. Os anciãos representados como inúteis socialmente relatam mais fatos dos tempos em que eles se sentiam úteis.
q Entretanto, o peso dado à noção de trabalho nas tentativas de uma aproximação do que seja a natureza da memória dos velhos, poderia estar condicionada pelos discursos produzidos pelos anciãos. Estes, por sua vez, condicionados pela escolha das perguntas formuladas por Ecléa Bosi.

Proposta de examinar um diálogo concreto, como se relaciona entrevistador-entrevistado.
(Objeto de estudo: entrevistas gravadas no Acre com pessoas da comunidade indígena Apurinã).

q Os indivíduos são levados pelo entrevistador (ER), a falar em forma de bate-papo. Nem sempre só o entrevistador intervém, mas também vários indivíduos que estão na reunião.
q Apesar da intervenção mínima do entrevistador, sua presença pode explicar as diversas direções que tomam o discurso dos sujeitos.
q Os entrevistadores falam português (com evidências claras da interferência lingüística), mas provavelmente são bilíngües. A pretensão do entrevistador é a de fazer brotar a fala indígena.
q Existe um conjunto de implícitos entre o entrevistador e o entrevistado, que inclui a existência de relações de interlocução assimétrica em que ER tem o papel dominante. Os atos de linguagem praticados por ER são próximos de advertir, esclarecer, aliás, persuadir a entrevistada.
q A evidência maior da existência de um modelo de denúncia política: o quarto entrevistado utiliza, no seu discurso, uma entonação que é típica de modelos elaborados em público. O argumento de que as terras em que vive o entrevistado trazem a marca de seus ancestrais, é repetido várias vezes, numa entonação que é utilizada em discursos políticos. Algumas intervenções de ER se orientam no sentido de fazer com que uma entrevistada explicite a relação entre as agressões sofridas pelos cabocos e a responsabilidade da FUNAI, Polícia Federal, Governo Federal.

Cláudia de Lemos, em seu estudo sobre redações de vestibulares, afirma que: a estratégia básica utilizada pelos alunos ao se defrontarem com a tarefa de redigir, é o de tomarem um formato anterior como modelo, e tentarem preencher discursivamente este modelo.

A.Pécora, também em um trabalho sobre redações de vestibulares, relacionou a utilização da estratégia de preenchimento com a ausência de um sujeito de discurso, que se pode entender como a não constituição de uma situação de interlocução.
q Tudo se passa como se a pessoa meramente repetisse, de forma mecânica, seqüências lingüísticas, sem estabelecer articulações entre si.
q Este articulador mecânico não estaria instalado dentro do enunciado, nem instaurado um ouvinte, ou um sentido.
q A estratégia de preenchimento poderia ser vista como uma etapa inicial que possibilitaria indivíduos colocados em situações dialógicas assimétricas a incorporarem o outro.
q A força da presença do entrevistador pode ser vista como uma etapa que permitirá o entrevistado incorporar o outro (entrevistador) mas, na medida em que este outro se incorpora, o entrevistado também se constitui como eu do discurso caboco.


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Entrevista ? Espetáculo Ou Compreensão?
- A Voz De Deus!
- Entrevista:o Diálogo Possível
- A Escolha Do Voto Dificil Mais Importante
- Subjetividade, Argumentação E Polifonia
- História Oral. Possibilidades E Procedimentos.
- O Discurso Do Analfabeto

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online