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A PEDAGOGIA DO ESPORTE E A MORALIDADE INFANTIL



Esta é uma dissertação de mestrado apresentada na faculdade de educação física da UNICAMP. Um excelente trabalho que teve como objetivo descobrir quais os tipos de relações estabelecidas em aulas de futsal na infância e em particular se a pedagogia do esporte praticada neste cenário educa para a heteronomia ou para a autonomia. A moral autônoma é aquela em que o sujeito governa a si mesmo, tem consciência das regras e age considerando o outro na relação; é um tipo de moral baseada em relações sociais de cooperação e tem como fontes o respeito mútuo, a reciprocidade e as relações democráticas. Já a moral heterônoma é aquela em que o sujeito é regulado por outros e cumpre regras por simples obediência ou temor; é um tipo de moral baseada em relações sociais de coação e tem como fontes o respeito unilateral, o egocentrismo e a obediência. Para tanto, observaram-se 11 aulas de futsal para crianças na faixa etária de 9 a 12 anos de idade, ministradas por quatro professores de Educação Física (3 aulas dos três primeiros e 2 aulas do quarto). As observações da investigação foram realizadas em programas de iniciação ao futsal em escolas especializadas de dois clubes esportivos e de duas associações congêneres. Na metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a observação nãoparticipante.
Num primeiro momento, as aulas foram registradas em vídeo e narradas para um gravador de fita K7. Posteriormente, foram transcritas na íntegra. Abstraíram-se 95 momentos em que a dimensão moral foi mais incisiva. Descobriu-se que os tipos de relações estabelecidas em situação de aula foram, por um lado, de respeito mútuo, de cooperação, de reciprocidade e democráticas e, de outro lado, de respeito unilateral, de conservação do egocentrismo, de coação e de obediência. Do total de momentos abstraídos e discutidos, 23 foram voltados para a autonomia e 72 voltados para a heteronomia. Por extensão, foi possível concluir que a pedagogia do esporte praticada por esses professores na iniciação ao futsal educou predominantemente para a heteronomia.


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