PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Trabalho em equipe





TRABALHO EM EQUIPE


Para refletir:
Temos sido extremamente competentes em desenvolver imensa parafernália tecnológica, mas incompetentes em resolver os problemas humanos.
 

Trabalhar em grupo ou trabalhar em equipe.

Qual a diferença?


De acordo com o psicólogo inglês Bion, quando um grupo se reúne, constitui simultaneamente dois grupos simbólicos:



Grupo de Trabalho ou


Refinado & Grupo Primitivo

Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns.


GRUPO
Um GRUPO é um conjunto de pessoas e/ou profissionais que, apesar de estarem juntos, não estão plenamente comprometidos com o objetivo do coletivo. Interesses individuais, na maior parte das vezes, prevalecem. Quando os primeiros obstáculos surgirem, o pensamento grupal diz: ?Um por todos e Deus salve a América.? Conseqüência lógica: geralmente o líder fica sozinho.
 
O Funcionamento do Grupo
 

Grupos humanos tem 3 necessidades interpessoais básicas:



Necessidade de Inclusão: Revela-se na fase inicial de formação do grupo. É como se fosse uma fase de exploração do terreno, na qual a pessoa busca encontrar sua posição no grupo.


Necessidade de Controle: Apresenta-se depois da fase de inclusão. É marcada por sutis jogos de poder. É a queda de braço simbólica, às vezes, o choque das lideranças.


Necessidade de Afeição: Revela-se depois da fase de controle, com trocas afetivas, comunicação verbal e não-verbal, manifestações de carinho e de hostilidade, de harmonia e de tensão, de alegria e de tristeza. É a fase do reconhecimento das diferenças.



O QUE É UMA EQUIPE?

Para que um conjunto de pessoas se torne uma equipe, é preciso que haja um elemento de identidade, elemento de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas ou não.

EQUIPE

É um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis (conceito comum adotado por especialistas).

Uma equipe também é um conjunto de pessoas e/ou profissionais. Mas, a equipe tem  como força maior o seu  comprometimento total com o objetivo a ser alcançado. As energias individuais são somadas e não divididas. Quando o líder tem nas mãos uma equipe, ela o segue, apesar dos obstáculos, aonde precisar, até ao fim do mundo se necessário for.
 



O que difere uma equipe de um grupo de trabalho são basicamente quatro aspectos fundamentais:

Ø Objetivo
 
Ø Sinergia
 
Ø Responsabilidades
 
Ø Habilidades
 


DESENVOLVENDO EQUIPES

Trabalhar em equipe, requer de cada um sentir-se realmente como membro da equipe. Sem esse sentimento, dificilmente um conjunto de pessoas se tornar



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Crime Consumado E A Iter Criminis
- Princípios Do Direito Do Trabalho
- Palavrass
- Eras Geológicas Da Terra
- No Google
- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Do Cerrado
- Traduzindo A Linguagem Dos Políticos.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online