PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


O DNA do Racismo



As raças e o racismo são uma invenção recente na história da humanidade. Havia escravidão na Grécia, em Roma, no mundo árabe e em outras regiões. Mas os escravos eram geralmente prisioneiros de guerra e não havia de maneira alguma a idéia de que eles fossem ?naturalmente? inferiores aos seus senhores. A escravidão era mais conjuntural que estrutural ? se o resultado da guerra tivesse sido outro, os papéis de senhor e escravo estariam invertidos.

 Os escravos africanos eram tratados como se não fossem humanos. uma pele negra pode nos levar a inferir que a pessoa tem ancestrais africanos, olhos puxados evocam ancestralidade oriental etc. Mas isso é tudo: não há absolutamente mais nada que possamos captar à flor da pele. Como é possível que ter ancestrais na África faça o todo de uma pessoa diferente de quem tem ancestrais na Ásia ou Europa? O que têm a pigmentação da pele, o formato e a cor dos olhos ou a textura do cabelo a ver com as qualidades humanas singulares que determinam uma individualidade existencial?

O  indivíduo não pode simplesmente ter a pele mais ou menos pigmentada, ou o cabelo mais ou menos crespo ? ele tem de ser definido como ?negro? ou ?branco?, rótulo determinante de sua identidade.

  A pigmentação da pele e outras características superficiais, em vez de serem corretamente percebidas como pouco relevantes, sinalizariam, então, profundas diferenças entre as pessoas.

O genoma humano tem cerca de 20 mil genes e sabemos que poucas dúzias deles controlam a pigmentação da pele e a aparência física dos humanos. Está 100% estabelecido que esses genes não têm nenhuma influência sobre qualquer traço comportamental ou intelectual. As categorias raciais estão entranhadas nas nossas instituições sociais.

 As raças foram inventadas e destaca que agora é nosso dever desinventá-las


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- O Negro No Futebol Brasileiro
- Indios Jivaros: Os Caçadores De Cabeças Humanas
- Benditos Olhos Azuis
- A Vida Dura Dos Escravos
- "mulheres Negras - Eternas Prisioneiras Da Cor Da Pele"
- Racismo Versus Indenização.
- As Cidades Perdidas Da África

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online