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Focus Group



O focus group foi criado para demonstrar aquilo que o consumidor pensa, quais são suas necessidades, e então as empresas precisam escutar o que cliente espera deles. Existe um texto que chama o consumidor e o focus groups, onde citam um exemplo da década nos anos 50, onde engenheiros de alimentos e economistas domésticos, imaginaram que tinham em mãos um campeão de vendas quando criaram uma mistura para bolo instantânea. 
Isto ocorreu em uma época em que refeiçõesrápidas e produtos que faciltavam a vida estavam no auge. 
E esta equipe achava que a empresa não havia como errar, mas algumas mulheres não se sentiam realizadas com este produto, pois esta mistura fazia com elas se sentissem inuteis e desvalorizadas. 
Este é um pequeno exemplo usado por muitos pesquisadores de mercado para demonstrar o que o consumidor pensa. 
O focus group nada mais é do que perguntar diversas vezes para o consumidor e escutá-lo antes de dar a eles o que eles querem. 
O fous group é uma técnica de pesquisa qualitativa que permite entender os "porques" e os "comos" do uso do produto ou até mesmo a interrupção de seu uso, da marca ou do concorrente. 


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