PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Chuva: Dicas para enfrentá-la e sair ileso



Nunca é demais recordar algumas dicas para enfrentar a chuva e sair ileso, principalmente nesta época do ano onde elas ocorrem com muito mais freqüência.

A Chuva é mais um ingrediente adicionado ao ?caldeirão de estresse?, que torna o dia a dia dos motoristas e pedestres ainda mais fervente.

Além de reduzir a visibilidade, no início, a chuva torna o piso muito mais escorregadio, porque a água desprende os resíduos de óleo, areia e outros impregnados ao piso, formando uma mistura excessivamente escorregadia que aumenta em até 5 vezes a distância de frenagem de um veículo.

Portanto, quando enfrentar uma situação deste tipo, redobre a atenção, reduza a velocidade e aumente a distância de seguimento. Apenas como exemplo, um veículo a 40 km/h, em piso seco, com motorista e veículo em condições normais, necessitaria de um espaço de 18 metros para parar. No início da chuva, seriam necessários até 90 metros!

No caso de chuvas mais intensas, o excesso de água sobre o piso pode levar o veículo a uma condição de aquaplanagem, fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água que está sobre o piso e literalmente perdem o contato com o solo. Neste caso, não há muito que fazer, pois nenhuma ação que for tomada, fará o veículo voltar à condição de aderência inicial. Portanto o melhor que se tem a fazer é: Manter o volante firme; não frear; tirar o pé do acelerador; e aguardar novo contato das rodas com o piso.

Pista alagada é outra condição de risco a ser enfrentada em dias de chuva. Se você estiver em uma região conhecida, antecipe ações e altere sua rota, evitando assim as áreas de alagamento. Caso não conheça a região, fique atento e saia das regiões baixas e próximas a córregos e rios, pois o nível da água pode subir rapidamente. Enfrente as águas somente se tiver certeza de que vai conseguir passar com o veículo. Não se arrisque nas enxurradas, elas são muito mais fortes do que você pode imaginar e certamente o arrastarão.

Em dias de chuva as ultrapassagens devem ser feitas somente se estritamente necessárias e com redobrado cuidado. O veículo a ser ultrapassado pode envolver você numa nuvem de água e sujeira, levando a visibilidade à zero!

Como estão as palhetas do limpador de pára-brisas de seu carro? Se não estiverem em boas condições: troque-as já! Caso contrário você só vai lembrar quando enfrentar uma nova chuva. Até quando você vai se arriscar e colocar os outros em risco? Até quando vai enfrentar a chuva e sair ileso? 

 Luiz Roberto M. C. Cotti

11.9357.7310 - 11.3467.6771

[email protected]


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Encarando Um Cruzamento
- Cuidado!! O Motorista Sumiu!!
- Será Que A Neurose Do Trânsito Já Te ?pegou??!
- Cuide Bem Do Veículo Que Ele Cuidará Bem De Você
- Olha O Nível!
- Motoristas E Pedestres
- Dicas Para Uma Viagem Segura

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online