PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Cuidado!! O motorista sumiu!!



Certamente você já deve ter enfrentado alguma situação de risco, provocada pela distração de outro motorista, pedestre ou até sua mesmo.

Quando se está na direção de um veículo, as distrações, por menores que sejam, representam grande perigo. Uma pequena distração pode desencadear sucessivas ocorrências e resultar em acidente de proporções enormes e gravíssimas.

Dirigir significa estar constantemente atento e ?ligado? no cenário ao seu redor para poder agir a tempo de evitar um acidente. Afinal são inúmeras as condições enfrentadas pelo motorista: sinalização; passageiros; muita luz ou pouca luz; chuva e alagamentos; trânsito rápido ou lento; veículos leves ou pesados; outros motoristas; pedestres; motociclistas; ciclistas; e outras.

Pequenas distrações do motorista representam grandes espaços percorridos pelo veículo sem ninguém na direção. Se o veículo estiver à 36 km/h, percorre um espaço de 10 metros em apenas 1 segundo. Se estiver à 72 km/h, serão 20 m/s. Espaços mais do que suficientes para um veículo ?sem motorista? causar grandes estragos e perdas irreparáveis.

Abaixo, quatro das ações mais comumente praticadas por motoristas, seus respectivos tempos estimados e espaços percorridos com veículo a 36 km/h.

1. Acender Cigarro (3 segundos) = 30 metros

2. Sintonizar Rádio (4 segundos) = 40 metros

3. Procurar no Porta-luvas (6 segundos) = 60 metros

4. Digitar 8 Números no Celular (12 segundos) = 120 metros

Fonte: Cesvi Brasil

Se o motorista digitar um telefone de 8 dígitos no celular, dirigindo à 36 km/h, o veículo percorrerá 120 metros, ou seja o equivalente a um campo de futebol, "sem ninguém na direção"!

Lembre-se:

- Fique atento às suas próprias atitudes quando estiver dirigindo;

- Redobre a atenção, aumente a distância e fique preparado para uma ação evasiva ao perceber a presença de algum motorista distraído ao seu redor. 

Luiz Roberto M. C. Cotti

11.3467.6771 - 11.9357.7310

[email protected] 

www.sobrevivencianotransito.blogspot.com 

www.sobrevivencianotransito.com.br



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Cuide Bem Do Veículo Que Ele Cuidará Bem De Você
- Motoristas E Pedestres
- Uma Questão De Atitude
- Quem é O Culpado? (parte 2 - Considerações)
- Será Que A Neurose Do Trânsito Já Te ?pegou??!
- Chuva: Dicas Para Enfrentá-la E Sair Ileso
- Aaatchimmm!!!

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online