PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Os Cinco Sentidos



Aprendemos desde pequeninos que são cinco os sentidos fundamentais do corpo humano: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar.  Eles operam como uma espécie de porta de entrada para o cérebro, que por sua vez traduz em sensações os estímulos recebidos pelos órgãos dos sentidos (Olhos, Ouvidos, Pele, Narinas e Língua). Embora cada um dos sentidos tenha uma cota de participação no processo de comunicação do corpo humano com o meio ambiente, todos são de fundamental importância porque através deles passamos a conhecer o mundo.

Nesse processo de conhecimento e aprendizado crescente, o cérebro registra todas as experiências sentidas pelo corpo humano de forma que cada novo estímulo recebido é comparado com os registros já existentes. Caso o estímulo traga uma nova sensação, ainda não percebida anteriormente, o cérebro faz um novo registro. Caso o cérebro encontre para este estímulo uma sensação já registrada anteriormente, ele sinaliza: Opa! Isto já ocorreu antes e a conseqüência foi esta ou aquela.

No caso de motoristas, aprender a explorar melhor os cinco sentidos, pode representar a diferença entre envolver-se ou não em um acidente ou até mesmo entre a vida ou a morte.  As condições adversas de luminosidade, chuva, neblina, outros motoristas, trânsito, conservação e sinalização das vias, são os verdadeiros desafios diários enfrentados por eles. Vencer estes desafios significa chegar ileso em casa ao final de uma jornada de trabalho.

No processo de comunicação, a Visão é responsável por 80% das informações que recebemos e a Audição 10%. Portanto, quando dirigimos um veículo, manter olhos e ouvidos ?abertos?, ?ligados? em tudo o que acontece ao nosso redor, analisar cada situação e conseqüências, é um exercício que devemos praticar sempre. Temos que aprender a ?ler? o ambiente para ?prever? uma situação e ?agir? a tempo de não nos envolvermos num acidente. Procure assumir uma postura de aprendizado diário, tanto no trânsito quanto em outras atividades. É uma questão de treino e tempo até que a trilogia leitura/previsão/ação ocorra de forma natural e automática. Desta forma, certamente você expandirá sua consciência segura, tornando mais seguro o ambiente ao seu redor.

Luiz Roberto M. C. Cotti

Projeto Sobrevivência no Trânsito

11.3467.6771 - 11.9357.7310

[email protected] 

www.projetosobrevivencianotransito.blogspot.com 

www.projetosobrevivencianotransito.com.br  


Veja mais em: Teoria e Crítica

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online