PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Olha o nível!



Verificar periodicamente os níveis de fluídos do seu veículo, evita as paradas de surpresa e os conseqüentes transtornos, além de diminuir a necessidade de manutenções corretivas e reduzir custos. Consulte o manual do veículo e siga as recomendações nele descritas.

·          Água do radiador e reservatório de expansão

Verifique semanalmente e com o motor frio, o nível deve estar sempre entre as marcas de máximo e mínimo do reservatório de expansão. Se notar uma crescente e freqüente necessidade de reposição de água, leve o veículo até uma oficina de sua confiança para que seja feita uma checagem completa do sistema de arrefecimento. Caso contrário, você corre o risco de enfrentar algum imprevisto e também ficar fervendo.

·          Água do reservatório do limpador de pára-brisas

Complete semanalmente o nível de água do(s) reservatório(s) do(s) limpador(es) de pára-brisas dianteiro e traseiro. Mantenha todo o sistema em ordem e pronto para uso (reservatórios cheios, esguichos e motor do limpador funcionando, palhetas em ordem).

·          Combustível

Embora para algumas pessoas pareça uma coisa lógica verificar diariamente o nível de combustível para não andar na ?reserva?, outras insistem em utilizar até o último ?vaporzinho? de combustível antes de reabastecer. Além de correrem o risco de uma pane seca em meio ao trânsito infernal e piorá-lo ainda mais, correm o risco de ter que abastecer no primeiro posto que aparecer, colocarem combustível batizado e arrumarem uma enorme dor de cabeça e gastos extras com oficinas. Que economia é esta?

·          Fluído de freio

Verifique semanalmente o nível do fluído de freio. Se ele baixar, leve o veículo até uma oficina de confiança, pois existem duas razões para isto acontecer: vazamento no sistema ou pastilhas de freio com desgaste acentuado. Qualquer uma delas coloca sua vida e a de outros em risco.

·          Fluído da direção hidráulica

Verifique semanalmente o nível do fluído da direção hidráulica. Se ele baixar, certamente existe um vazamento.

·          Óleo do motor

Verifique semanalmente o nível de óleo do motor que deve ser medido com o veículo em solo plano e com o motor frio. O nível da vareta deve estar entre as marcas de ?máximo? e ?mínimo?.

·          Nível do Motorista

Você tem uma infinidade de marcadores de nível que indicam se está apto ou não a conduzir um veículo. Afinal, quem melhor do que você para se conhecer? Antes de dirigir, avalie conscientemente as suas reais condições para a prática de uma condução segura. Como você está? Agressivo? Nervoso? Ansioso? Inseguro? Eufórico? Apressado? Depressivo? Alegre? Distraído? Cansado? Embora estes marcadores oscilem a cada situação enfrentada no seu dia-a-dia, dois deles devem estar sempre fixos: 100% de postura defensiva e 0% de álcool ingerido.

Olha o nível!!

Luiz Roberto M. C. Cotti

Projeto Sobrevivência no Trânsito

11.3467.6771 - 11.9357.7310

[email protected] 

www.sobrevivencianotransito.blogspot.com 

http://twitter.com/pstransito  


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Cuide Bem Do Veículo Que Ele Cuidará Bem De Você
- Chuva E Aquaplanagem
- Chuva: Dicas Para Enfrentá-la E Sair Ileso
- Quem é O Culpado? (parte 1 - Situação)
- Encarando Um Cruzamento
- Cuidado!! O Motorista Sumiu!!
- Motoristas E Pedestres

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online