PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Acerte os ponteiros com o seu ?relógio biológico?



Todos os seres humanos possuem um ?relógio biológico?, responsável por regular as variações energéticas durante determinados períodos e permitir a sincronização dos ritmos fisiológicos, criando assim uma ordem temporal para as atividades do organismo. Por exemplo: Ritmo Circadiano (ocorre uma vez ao dia = dormir, acordar); Ritmo Infradiano (ocorre em período maior que um dia = ciclo menstrual); Ritmo Ultradiano (ocorre várias vezes em um dia = respiração).

Possuir um ?relógio biológico? não é privilégio somente dos seres humanos. Animais e vegetais, também o possuem. Os morcegos, no fundo de uma caverna escura, sabem que está noite lá fora e, portanto é hora de sair. Os ursos se alimentam e criam uma reserva energética, pois sabem que necessitarão dela durante o período de hibernação. Algumas flores, mesmo que em locais escuros, sabem quando é hora de abrir e fechar suas pétalas.

Você conhece bem o seu ?relógio biológico?? Você é do tipo matutino, ou seja, daqueles que preferem dormir e acordar cedo, e têm alta produtividade pela manhã? Ou do tipo vespertino, daqueles que preferem dormir até mais tarde e realizar suas tarefas à tarde ou à noite? É importante conhecer seu ?relógio biológico? e saber em qual período o seu nível de capacidade de utilização do tempo está ótimo, bom ou ruim. No período em que o nível está ótimo, você deve dedicar-se às tarefas que exijam maior atenção, rapidez de raciocínio e concentração.

Dirigir um veículo, certamente é uma destas tarefas consideradas mais complexas e, portanto o motorista deve identificar em que período do dia, está melhor preparado para realizá-la.  

Se dirigir à noite, já é uma condição de risco, para as pessoas do tipo matutino passa a ser uma condição de altíssimo risco, pois além de serem obrigadas a enxergar numa condição de luz cerca de mil vezes inferior à do dia, têm que enfrentar o sono.

Na maioria das vezes, os acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante, ocorrem nas estradas e resultam em morte ou lesões graves, devido às colisões serem frontais e em altas velocidades. Dificilmente o corpo humano resiste a uma redução brusca de velocidade em um espaço de tempo tão curto: de 100 km/h à 0 km/h em uma fração de segundo!!

Lembre-se: Acerte os ponteiros e respeite o seu ?relógio biológico?, procurando manter a rotina dos períodos de descanso e atividade, adequados à idade e profissão que você exerce.

Luiz Roberto M. C. Cotti

Projeto Sobrevivência no Trânsito

11.3467.6771 - 11.9357.7310

[email protected] 

www.sobrvivencianotransito.blogspot.com 

http://twitter.com/pstransito  


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- O Sentido Da Visão
- Ufa! Quase!
- Chuva E Aquaplanagem
- Chuva: Dicas Para Enfrentá-la E Sair Ileso
- O Motorista E O Álcool
- Olha O Nível!
- Motoristas E Pedestres

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online