PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Aaatchimmm!!!



Espirros? Nariz escorrendo? Olhos lacrimejando? Dor de cabeça? Então, muito cuidado se você for dirigir! Quer tais sintomas resultem de um resfriado ou processo alérgico, sua capacidade de reagir a situações de risco estará significativamente reduzida, sua visão extremamente prejudicada e sua atenção dispersa, principalmente por causa das constantes assoadas de nariz e cuidados dedicados aos olhos que sequer suportam a luz do dia. Isto, sem se falar na incomoda dor de cabeça!

Você sabia que se estiver dirigindo um veículo a 60 km/h e der um espirro, ato reflexo você pisca os olhos e percorre um espaço de aproximadamente 17 metros às cegas?! Se estivesse a 90 km/h seriam 25 metros!

Imagine uma situação em que determinada pessoa, com rinite alérgica, ao final do dia quente de trabalho numa sala com ar condicionado a 18ºC, entra no elevador abafado e já lotado com aquelas pessoas que se banham em perfumes, desce na garagem repleta de gases dos escapamentos dos veículos, entra no carro e segue de volta para casa. De repente é acometido por uma daquelas famosas seqüências de Espirros. Aatchim! Aaatchim! Aaaaatchim! Aatchim! Aaaaatchim! Nada menos do que cinco espirros seguidos! Mal se refaz de um, lá vem o outro... AAAtchimm! Bem, se um espirro a 60 km/h representa 17 metros percorridos às cegas, cinco espirros seqüenciais seriam nada menos do que 85 metros!! Isto sem se contar os espaços percorridos em cada intervalo entre espirros, onde o ?pobre? motorista está completamente disperso.

Aos gripados ou alérgicos que recorrem a medicamentos, recomenda-se cuidado redobrado ao dirigir, pois tais remédios podem ter efeitos tais como: sonolência, depressão, diminuição do tempo de reação, redução do estado de atenção, e outros contra-indicados aos que executam tarefas como a de dirigir um veículo.

A probabilidade de você passar a ser uma destas pessoas alérgicas ou tê-las ao seu lado dirigindo um veículo, tem aumentado significativamente. Na Espanha, estudos demonstram que nos últimos anos o número de pacientes que recorre aos médicos para tratamento de alergia tem simplesmente DOBRADO! Estima-se que 15% da população já sofre deste mal.

Está gripado ou com alergia? Vai dirigir? Então avalie sinceramente suas condições antes de assumir o comando de um veículo e somente dirija se tiver plena certeza de não oferecer riscos aos que trafegam ao seu lado e a você mesmo.

Saúde!!

Luiz Roberto M. C. Cotti

Projeto Sobrevivência no Trânsito

11.9357.7310 ? 11.3467.6771



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Encarando Um Cruzamento
- Cuide Bem Do Veículo Que Ele Cuidará Bem De Você
- O Motorista E O Álcool
- Será Que A Neurose Do Trânsito Já Te ?pegou??!
- Chuva: Dicas Para Enfrentá-la E Sair Ileso
- Motoristas E Pedestres
- Uma Questão De Atitude

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online