PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Como Seduzir Pela Voz




            Aproxima-se o dia em que um sujeito, inseguro e vacilante, procurando aumentar seu poder de atração sobre o sexo oposto entrará em uma loja de ¨souvenirs eróticos¨. Aponta para uma caixa em uma prateleira. O vendedor garante que o pacote é dos bons. O sujeito, satisfeito, sai com o volume sob o braço pronto a conquistar qualquer pessoa, de qualquer sexo, à sua escolha.


          O apetrecho em questão é uma máquina moduladora de tom vocal, que ainda não existe, mas que em breve poderá, quem sabe, ser adquirida até mesmo na loja de R$ 1,99 da esquina. Fundamentos para isso e tecnologia para tanto creio que existam.


            O catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Reino Unido), Andrew Linn, e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista do famoso cantor britânico Rod Stewart, autor de grandes sucessos como "Maggie May" ou "Da Ya Think I'm Sexy?", elaboraram uma fórmula científica de uma voz humana que pode ser considerada " perfeita e atraente".O que fizeram foi basear-se na análise do tom, na velocidade da fala e na quantidade de palavras por minuto, assim como na frequência e na entonação utilizadas por homens e mulheres ao se expressar verbalmente.


            Desenvolveram uma ¨fórmula da voz sedutora¨ com base na análise de algumas vozes muito populares no mundo anglo-saxão, precisamente das atrizes Judi Dench e Honor Blacman e dos atores Jeremy Irons e Alan Rickman, que tinham sido votadas em uma pesquisa realizada pela Companhia de telefonia Post Office Telecom.


            Imagino que até mesmo políticos em campanha poderão utilizar-se da ¨fórmula¨ para em campanha buscar seduzir o leitor. Os cientistas identificaram uma série de características matemáticas comuns àquelas vozes representando os itens principais que uma ¨voz perfeita¨ deve ter. Quem procurava uma receita de bolo para tornar-se altamente sedutor, talvez tenha alguma esperança. Enquanto não existe uma máquina no mercado para modular nossa entonação e velocidade vocabular, você pode ir treinando conforme as descobertas dos especialistas. Preste bastante atenção:


            - Pronuncie no máximo 164 palavras por minuto. Vá treinando. Coloque-se diante de um gravador e leia um texto qualquer no seu ritmo natural de conversação. Acelere, caso esteja muito lento, ou diminua o ritmo, caso fale muito rapidamente.


            - Emita pausas precisas de aproximadamente 0,48 segundo entre as frases.

            - Lembre-se de expressar cada frase com entonação diferente. A entonação deve ser ¨decrescente¨, e a frequência do som deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz, o que gera, de acordo com os ¨experts¨, um tom agradável, nem muito grave ou por demais agudo.


Caso considere complicado, é melhor aguardar o lançamento do equipamento. Obviamente outros quesitos podem influenciar no sucesso de suas investidas amorosas, mas, quem sabe, poderá descolar um emprego em uma rádio ou ainda dublar filmes para a Tv. Talvez o esforço valha a pena se você não for nenhum José Mayer ou Aline Moraes.


            Conheço um sujeito que se apaixonou ao ouvir uma mulher entrar em um ônibus pedindo ¨com licença¨. Afirmou que aquela frase o arrebatou. Soou leve, encantadora, batendo-lhe aos ouvidos como um canto de sereia. Deve ser mesmo. Amigos em comum me alertaram que os encantos daquela ¨sereia¨ se reduzem à voz. Nunca a conheci pessoalmente, entretanto, meu conhecido permanece apaixonado:

            - Que voz, meu amigo. Que voz...


            Talvez, dessa vez, os cientistas tenham razão: a arte da sedução não é completa sem a sonoridade de uma fala perfeita.


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online