PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


A síndrome da cadela rosada



O fascínio da poeta americana Elizabeth Bishop pelos espaços brasileiros privilegia, no poema Pink Dog, ou Cadela Rosada, a cidade do Rio de Janeiro durante o carnaval, retratando uma época de grande conturbação social e política, a década de 60. O objetivo do trabalho é destacar como a imagem-chave de Pink Dog, a figura de uma fêmea marginalizada pela sociedade, vai sendo construída e articulada com o seu contexto de modo a traduzir as impressões ficcionalizadas pelo temperamento artístico de Elizabeth Bishop.

Ao resgatar a situação da mulher dentro das fronteiras enunciativas, a fim de torná-la visível e presente, o feminismo tem denunciado a natureza patriarcal de uma sociedade injusta, estranhamente fundamentada na divisão de gêneros. O discurso feminista tem buscado abalar, especialmente, preconceitos relacionados aos espaços tradicionalmente ocupados pelas mulheres, já que lhes caberia transitar pelo domínio privado, doméstico, enquanto os homens deveriam manter as rédeas do espaço público. Entretanto, esses limites espaciais se têm tornado cada vez mais tênues, na medida em que tais fronteiras se diluem, obscurecidas e redesenhadas pela moderna tecnologia de um mundo global. Nesse artigo, centrado no poema Pink Dog (Cadela Rosada), Elizabeth Bishop (1911-1979) questiona novamente a visibilidade feminina. Vem à baila, então, a condição da mulher, marginalizada e alienada numa sociedade em que uma voz mais forte que a dela não permite que esta presença se insinue. Mas a voz poética questiona, então, aquele signo da identidade feminina, numa dialética em que fantasia e realidade parecem subverter as expectativas sociais vigentes.


O artigo ?A síndrome da cadela rosada?, de Silvia Maria Guerra Anastácio e Isaias Francisco de Carvalho, foi publicado na Revista LActitud ? vol. II, No. 2, 2002. Pode também ser acessado em: www.estesinversos.com.




Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Mulheres Doidas, Ainda
- " A Idade De Ouro"
- Papel Da Mulher Na Sociedade Ao Longo Da História
- A Luta Pela Autonomia Feminina
- Desigualdades De Género
- O Dimorfismo Sexual
- Eu Sou A Lenda

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online