PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade



Olga Pombo, do Departamento de Educação da Universidade de Lisboa, seleciona e organiza essa ?Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade?, cujo título é autoexplicativo e revelador de sua utilidades para todos os campos do conhecimento.

Com base em autores renomados, tais como Jean Piaget, Erich Janstch, Marcel Boisot e René Thom, esse glossário especializado oferece definições e explicações para termos que têm como raiz o vocábulo ?disciplina? e que se referem, complementam, ampliam ou esclarecem o largo e plural conceito de ?interdisciplinaridade?. Alguns exemplos a destacar: codisciplinaridade, disciplina, disciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade.

Como um verbete ainda mais destacado e tão caro na área de educação contemporânea: o de transdisciplinaridade, que, dentre os vários outros aspectos abordados, significa a ?Integração global das várias ciências. À etapa das relações interdisciplinares sucede-se uma etapa superior, que seria a transdisciplinaridade que, não só atingiria as interacções ou reciprocidades entre investigações especializadas, mas também situaria estas relações no interior de um sistema total, sem fronteiras estáveis entre as disciplinas?.



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- O Que As Escolas Precisam Aprender
- Piaget
- A Teoria De Jean Piaget Sobre A Educação
- Algumas Diferenças Entre Antropologia E Sociologia
- Dúvida Fonética - Bolsos
- A Educação Em Massa
- Population Geography

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online