PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Estrangeiro: Caetano Veloso como intelectual diaspórico



A proposta do trabalho é (re)significar metaforicamente o conceito de diáspora, no âmbito da Crítica Cultural, para caracterizar Caetano Veloso como artista-intelectual diaspórico no cenário cultural brasileiro, condição que é exemplificada pela análise de fragmentos de sua obra, mas principalmente por uma entrevista que ele concedeu à revista Cult, em 2001. 

A partir de considerações de Stuart Hall e de Silviano Santiago, dentre outros teóricos da Crítica Cultural, a diáspora é tomada nesse artigo como o encontrar-se num entre-lugar ? na(s) fronteira(s) dos vários campos do conhecimento, através dos quais esse sujeito diaspórico migra como um erudito pós-moderno, dentro e fora do circuito acadêmico. 

Primeiramente, definiu-se e delimitou-se o conceito revisitado de diáspora. Portanto, o desafio não é o de criar um novo conceito, ou um novo paradigma, mas a modulação do diaspórico com o pretexto de penetrar o universo caetaneano, emblemático da atitude intelectual pós-moderna. Em um segundo momento, são oferecidos exemplos que demonstram o ?Caetano diaspórico?, visando a uma análise crítico-descritiva da tomada de posição desse ?doce bárbaro? diante da cena intelectual brasileira, para colocar essa concepção do diaspórico à prova. Finalmente, problematiza-se o lugar de fala ? condição para se trabalhar no campo da Crítica Cultural ?, tanto pela perspectiva do sujeito-pesquisador, quanto pelo ângulo dos objetos e recortes epistemológicos.



Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Identidade Cultural Numa Perspectiva Pós-moderna
- Quem Precisa Da Identidade?
- Questões De Arte: O Belo, A Percepção Estética E O Fazer Artístico
- O Pensar E O Agir Como Possível Desconstrução Dos Sujeitos ?gendrados'
- Notas Sobre O Sentido De Pós
- O Capital Cultural E Seus Modos De Aquisição
- A Noção De Campo De Pierre Bourdieu

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online