PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Fontes de Fortalecimento Humano



Em minhas observações tenho repetidamente verificado que os indivíduos por impulso quase inconsciente têm na busca por capacitação para alcançar felicidade ou realização, um poderoso combustível em suas vidas. Isso ocorre quando o jornalista, médico ou dona de casa procuram transmitir a notícia, realizar a cirurgia, ou cuidar de seus filhos da forma que melhor resultados produzam. Há nessas ações entre outras possíveis recompensas a de se preencher emocionalmente e ter paz de espírito.

A vida me parece enfrentar forças contrárias a ela muito poderosas objetivando frustar a busca por felicidade e muitas pessoas se sentem derrotadas. Sobram pelo mundo indivíduos sentindo suas vidas dedicadas a algo de pouco valor. É muito sofrimento. Não vemos com clareza devido a falta de atenção sensível e principalmente porque as pessoas procuram ocultar sua infelicidade.

O homem supostamente nasce munido da intuição que constrói e molda a mente de forma a levá-lo a ter uma existência relativamente feliz, assim como um lobo já vem ao mundo com certas características inclinadas a sobrevivência, caça ou reprodução mas, no cotidiano não é o que se nota.

As pessoas que têm uma vida notoriamente preenchida possuem um tipo de pensamento (adquirido ou induzido) diferente daquelas que vivem no sofrimento. Não falo que elas sempre dispõem de recursos e oportunidades que o restante não têm mas sim que sua construção de pensamento e seus preceitos internos são diferentes. Eu alego que esses indivíduos percebem por si que são pouco capazes de lutar em igualdade contra essas influências negativas significativas (ou os maus espíritos se assim quisermos qualificá-las) que tendem a torná-los amargurados. Embora fisicamente o vigor e a força existam dentro dos nossos músculos, reconhecemos que necessitamos de alimento externo para sustentação; apesar dos sentimentos de força, confiança e esperança residirem interiormente, eles se nutrem de fontes externas também.

Por própria experiência eu creio vir a nós a noção de que nossa mente se alimenta de informação e nosso coração de bons sentimentos. Se essas fontes não forem seguras, saudáveis, poderão nos causar dano em longo prazo. Nem toda informação humaniza ou nos leva a ter um entendimento mais claro sobre como o homem é. Certos sentimentos podem ser desejos que ignoram indícios de que estão em parte ou em todo equivocados.

O homem se alimenta e muito de coisas subjetivas: sentimentos, sonhos, esperanças. Essas produções da mente, do coração e principalmente do espírito são de grande requisição para ele, basta observar o cidadão simples que nutrido pela esperança de vitória no futuro, consegue viver privado no presente de certas coisas reconhecidas como necessárias, até mesmo essenciais.

O problema é quando a expectativa produzida pela esperança é frustrada ou não dispõe de fontes que a renovem solidamente. Que fonte seria ao mesmo tempo saudável, contendo a essência da natureza do homem, que o nutrisse e ao mesmo tempo fosse confiável? Eu afirmo ser o evangelho Cristão.

O estudo dos escritos bíblicos quando constante e disciplinado, principalmente do evangelho, abrem a mente pois neles residem um relato consistente da natureza do homem. A medida que eles expõem mais claramente as forças restritivas maiores que procuram atuar contra a felicidade, fornecem a força necessária para enfrentá-las pois vão transformando interiormente o indivíduo que ganha gradualmente independência e liberdade responsável.

Por favor, deixe sua avaliação sobre este resumo, caso deseje ver a fonte que o original visite o link abaixo.


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Papa Paulo 16
- Traduzindo A Linguagem Dos Políticos.
- Crime Consumado E A Iter Criminis
- Princípios Do Direito Do Trabalho
- Palavrass
- Sociedade- Um Dos Elementos Do Estado
- Princípios Geográficos E Concepções Geográficas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online