PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Literatura e Sociedade



A revista Literatura e Sociedade é uma publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), desde 1996. Para uma melhor contextualização dessa revista, é interessante ressaltar que o Departamento de onde se origina conta com seis linhas de pesquisa, a saber: Correntes teóricas e críticas; Estudos comparativistas da literatura; Formas e gêneros literários; História literária e história da cultura; Literatura e psicanálise e Literatura e sociedade.

A revista Literatura e Sociedade é subdividida em três seções: Ensaios, em que são discutidos temas essenciais sobre literatura (a teoria dos gêneros, literatura e sociedade, relações com outras artes e áreas do conhecimento, grandes autores e grandes obras e questões de história literária, entre outros); Depoimento, em que são apresentados testemunhos, entrevistas e memórias de leitores exemplares; e Biblioteca, em que se encontram notas, resenhas e comentários de publicações no Brasil e no exterior. Essa última seção também se destina, junto com a subseção Rodapé, ao resgate de textos relevantes que se encontrem fora de circulação.


Em seu conselho editorial, entre os atuais e outros que já se foram, devem ser destacados: Antonio Candido, Décio de Almeida Prado, Frederic Jameson, João Alexandre Costa Barbosa, John Gledson, José Paulo Paes e Roberto Schwarz. Está em seu número 13 (2010), com o tema ?Realismo?. As edições anteriores estão disponíveis para download no link abaixo.




Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- O Direito à Literatura E Outros Ensaios
- O Que é Literatura
- Direito E Literatura
- Literatura: Uma Breve Definição
- Literatura Comparada
- Direito E Literatura - O Encontro Entre Themis E Apolo
- Hist.da Literatura Portuguesa

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online