PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


PARA ONDE CAMINHA A IGREJA CRISTÃ HOJE?


Publicidade



PARA ONDE CAMINHA A IGREJA CRISTÃ HOJE?
Temos de confessar: não sabemos para onde caminha a igreja cristã do jeito que vai. Ela se tornou objeto de negócios. Muitas igrejas hoje se confundem com empresas. Os clientes principais são os crentes. O objeto de venda é a bíblia fragmentada em pacotes e, digam-se de passagem, muito caros. Algumas dessas empresas evangélicas são conhecidas: CPAD, CENTRAL GOSPEL, MK, GRAÇA EDITORIAL, GRÁFICA UNIVERSAL, ETC. O lema agora é ?Desenvolva uma Estratégia de Mercado?, ?Cuidadosamente, Selecione os Melhores Vendedores?. Esses vendedores acabam sendo os pastores ou dirigentes que estão abaixo na estrutura hierárquica. Estamos diante de uma apostasia com propósito de mercado. Está distorcido o ensino de Jesus. Essas práticas da igreja fazem surgir vários conceitos sobre ela, sejam dados por seus membros, sejam por aqueles que as observam. Muitas igrejas já se perderam, outras estão a caminho. Uns dizem ser a igreja constituída de irmãos em comunhão e em obediência cega ao pastor líder, o anjo da igreja, intermediário entre Jesus Cristo e os crentes. Outros dizem que a igreja é a comunidade dos santos que não fala com ?o povo do mundo?, ?obedecem? os costumes da sua congregação nas vestes, ofertas, dízimos e atendem as convocações com humildes diante das ?práticas santas? dos ?homens de Deus?. Os que não aprovam esses conceitos rebatem, dizendo: Não! A igreja é uma comunidade dos que já estão predestinados à salvação. Já os de linha mais carismática retrucam: Não! A igreja é o corpo de Cristo em movimento onde há línguas estranhas, sapateado, profecias, sonhos, visões, revelações, idas no céu, muito fogo e contribuição para ampliar o patrimônio da empresa do ministério. Finalmente, os de tendência neo-pentecostal protestam: Não é nada disso! A igreja é o local onde se deve buscar cura interior, saúde física, saúde financeira, prosperidade, tirar os encostos; lugar de terapia do amor e de sociedade com Deus. Dessas práticas nasce o conceito do crente dos nossos dias: é aquele que cumpre fielmente o manual de sua denominação ou congregação, fazendo tudo direitinho consumindo seus produtos do jeito que vem sem questionar ou criticar.
Seria isso que Jesus chama na bíblia de igreja? Ele disse: ?...edificarei a minha igreja...?(Mt16.18). depois diz: ?...sereis minhas testemunhas...? (At.1.8). Aqui nasce o conceito de igreja, como sendo um grupo de pessoas convertidas ao evangelho que dão testemunho de Jesus, que faz o que ele fez, que ensina o que ele ensinou e ordenou. ?Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também? (Jo 13.15).
Sobre o testemunho da igreja relatado em atos dos apóstolos (At. 2.42-47) é nos dito que: Perseveravam na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas e as pessoas ficavam admiradas e com temor. Quando havia necessidade, vendiam suas propriedades em prol da causa do evangelho. Louvavam a Deus e caiam na graça de todo o povo. E ainda: ?Com muitas outras palavras deu testemunho...? (At.2.40). ?Jesus nos mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que ele foi posto por Deus como Juiz dos vivos e dos mortos? (At.10.42). ?Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor...? (2Tm 1.8). Em termos de realidade seria utopia querer que a igreja viva como viveu a igreja primitiva, entretanto, convém-nos seguirmos os exemplos deles. Senão estaremos perdidos enquanto alimentamos nossos interesses materialistas e mercantilistas, mergulhados nos deleites do mar da hipocrisia dos que proclamam paz quando não há paz. Alardeiam avivamento quando há apenas emoções e anúncios de bênçãos para arrancar alguma vantagem dos fiés (inocentes úteis). Por favor, só mais uma pergunta: ?...quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?? (Lc.18.8). Deus, Tenha misericórdia dos que enganam, misericórdia dos enganados e misericórdia de mim que muitas vezes silencio quando vejo a tua palavra sendo deturpada!. EDGAR RIBEIRO


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Pobre Igreja Rica
- Sôbre Os Mórmons
- Como Matar Uma Igreja!
- Família - O Eterno Propósito De Deus 2
- Pastor Ademir Pereira Da Silva
- Fidei Depositum (depósito Da Fé)
- Ideia Monopolista Da Igreja Catolica


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online