PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


VIDA APÓS A MORTE



Pois os vivos sabem que morrerão; mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco tem eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.? (Eclesiástes 9:5) Para o ser humano, a morte, além de ser uma realidade da qual não se escapa, traz uma grande inquietação quanto ao que acontece depois dela. ? A morte não é um coração que para, mas um cérebro que não pensa ?. Esta é a definição que a ciência dá para a morte física. Para os cristãos isso não é nenhuma novidade, pois a Bíblia relata que os pensamentos dos mortos jazem no esquecimento (Jó 7:9; Isaías 26:14 ). Considerando estes fatos, bíblicos e científicos, pode-se constatar que após a morte não há mais lembranças desta vida.
O cristão crê que o ser humano é constituído de espírito, alma e corpo. A Bíblia diz que pôr ocasião da morte o corpo volta para o pó que o formou e o espírito volta para Deus que o deu (Eclesiástes 12). A alma, que é a interseção entre o corpo e o espírito, que nos dá consciência do mundo ao nosso redor, a qual consiste de mente, vontade e emoções, fica inerte.
As Escrituras são claras em prometer ressurreição aos que crêem. A realidade de nossa ressurreição é ensinada por dois fatos. O primeiro é que Jesus foi ressuscitado no mesmo corpo no qual Ele morreu. Em Lucas 24:39, vemos que Jesus não ressuscitou apenas na forma do espírito, mas fisicamente. A segunda é que nós teremos corpos iguais ao corpo de Cristo. Ele é ? as primícias dos que dormem ? (I Corintios 15:21). A ressurreição implica uma continuidade entre o corpo físico que temos agora e o corpo que teremos no futuro.
A ressurreição da pessoa não deve ser compreendida no sentido de uma corporeidade isolada da alma. Na ressurreição eterna do homem integral, os três elementos, corpo, alma e espírito, se juntarão. O corpo será glorificado, isto é, passará por uma transformação e será incorruptível; o espírito estará salvo da presença do pecado; e, a alma, será completamente restaurada e fora dos padrões deste século (Efésios 2). Por isso, a ressurreição de Cristo faz parte essencial da pregação da Igreja Cristã em todos os tempos. A esperança da futura ressurreição depende da ressurreição de nosso Senhor (I Corintios 15:1-19).
Uma pessoa é um ser único, cuja integridade, exatamente por causa de sua alma nunca poderá ser destruída ou dividida (Mateus 10:28). Na visão tricotômica da constituição do ser humano, o homem estará para todo o sempre, na eternidade, com Deus.
Cremos na existência de espíritos, sejam eles bons ou maus, que foram criados por Deus, antes da fundação do mundo. Espíritos estes que se diferenciam do ser humano por não possuírem corpos e serem eternos. Alguns espíritos enganadores ou anjos caídos, para alcançarem seus intentos, manifestam-se usando corpos de pessoas que se dispõem a isso.
Em conclusão, os cristãos, sejam eles católicos, protestantes ou evangélicos, crêem com convicção que ? aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo ? (Hebreus 9:27).


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Não Matarás
- Preparai O Caminho Do Senhor
- Prece Por Uma Criança Que Acaba De Nascer
- O Corpo E O Espírito Durante O Sono....
- Jesus, O Messias Ressuscitado
- Principios De FÉ Evangelica
- Pilares Da Fé - Cristianismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online