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RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO BRASIL


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Renovação Carismática Católica - RCC Não pode ser visto como algo novo ou inédito na história do cristianismo. Existe desde os tempos apostólicos. Já nas primeiras comunidades cristãs os estados alterados da mente causam estupor e suscitam divergências. Paulo, por exemplo, se vê coagido a intervir na comunidade de Corinto (1 Cor, 12 - 5) para estabelecer a hierarquia dos valores e lembrar os critérios de avaliação dessas manifestações. Comportamentos que lembram o que acontece na RCC estiveram presentes, sob formas variadas, seja no primeiro, seja no segundo milênio cristão. Em vários momentos da Idade Média eles emergem suscitando adesões entusiasmadas e rejeições apaixonadas. Foi assim, por exemplo, nos tempos de Gioachino di Fiori ou na época de espraiamento da ?devotio moderna?, um movimento espiritual que chegou a levantar as suspeitas do Tribunal de Inquisição até contra o fundador dos jesuítas. A onda carismática que marca nossos dias não pode ser vista como uma mera repetição do acontecido anteriormente. Tem originalidade própria e seu acolhimento no seio nas Igrejas cristãs tem diferenças com relação ao que se verificou no passado. O pentecostalismo atual, além disso, é um movimento bastante estudado. Possuímos, hoje, recursos bem mais refinados para avaliá-lo dos mais variados pontos de vista. Mas seria inválido supor que a RCC seja um fenômeno já devidamente analisado e socialmente e assimilado no interno do ?campo religioso católico? (Benedetti,1988). O sentido, a dinâmica, a permanência e as perspectivas futuras da RCC não são ainda claras. Ao mesmo tempo, já é amplamente aceito que a onda pentecostal que surpreendeu a Igreja Católica no pós-concílio não é um modismo passageiro. Cresce o número de teólogos e analistas que o vêem como uma manifestação que afeta toda a Igreja. RCC faz parte do cenário do catolicismo neste início do século, e veio, ao que tudo indica, para ficar. Vale, por isso, a pena retomar sua análise, na tentativa de chegar a uma visão mais elaborada de seu significado no conjunto das extraordinárias transformações pelas quais passa o Catolicismo no mundo inteiro (Hébrard, 1992; Jenkins 2002; Chanpion e Hervieu-Léger; 1990). Nossas reflexões se concentrarão na RCC brasileira, pois estamos conscientes de que há meios de desvinculá-la do grande contexto mundial no qual ela se insere.


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