PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Umbanda Básica - Anjos, Ervas e Guias - PARTE IV



I. Anjos da guarda: Após as tabelas relacionais acima podemos entrar em destinação natural, lei cósmica ou lei do Karma. Cada um de nós possui uma essência espiritual em consonância com uma das sete vibrações espirituais ou linhas. Assim, podemos afirmar, que todos que nascem em um determinado ano, mês, dia e hora não é por acaso, mas sim pela obediência a essas leis. Essas sete linhas ou vibrações espirituais em que cada ser humano se posiciona sob sua guarda e beneplácito é chamado de ?vibração espiritual do orixá?, ?entidade de guarda?, ?pai de cabeça? ou ?anjo da guarda?. Devemos deixar bem claro que o ?anjo da guarda? nada tem a ver com a ?entidade atuante? ou ?entidade de frente?.
II. Ervas: O astros e planetas influenciam e comandam as ervas, os quais tem influências dos orixás, logo os orixás comandam e influenciam as ervas. As ervas podem ser separadas por vibração de orixá da seguinte forma:
a. Solar ou Oxalá: maracujá, erva cidreira, jasmim, louro, girassol, hortelã, arruda, etc.
b. Marte ou Ogum: jurubeba, samambaia, losna, Macaé, cinco folhas, tulipa, romã, etc.
c. Vênus ou Oxossi: erva doce, sabugueiro, erva da jurema, malva mal cheirosa, malvaísco, dracena, cravo de defunto, etc.
d. Júpiter ou Xangô: goiaba, lírio da cachoeira, abacate, erva tostão, alecrim do mato, fedegoso, etc.
e. Saturno ou Yorimá: eucalipto, alfavaca, guiné pipiu, trombeta, sete sangrias, tamarindo, vassoura branca das almas, etc.
f. Mercúrio ou Yori: manjericão, capim limão, verbena, amoreira, melão de são Caetano, morango, crisântemo, etc.
g. Lunar ou Yemanjá: panacéia, pariparoba, quitoco, folhas de violeta, picão do mato, manacá, arruda fêmea, etc. Estas ervas são utilizadas em banhos e defumações. Os banhos podem ser divididos, basicamente, em três: Elevação ou litúrgico, descarga ou limpeza astral e fixação ou ritualístico (mediúnico).

III. Guias e colares ritualísticos: As guias são oriundas de objetos naturais. Podendo ser elementos minerais, tais como cristais de rochas, cobre, latão, alpaca, etc; elementos vegetais, tais como favas (Ex.: lágrima de nossa senhora, capacete de ogum, caules de arruda, guiné, jasmim, frutos e sementes várias); elementos animais aquáticos, tais como conchas, búzios, corais, etc. As guias feitas com miçangas, dentes de animais, ?macarrãozinho? e outros materiais similares são apenas uma ?muleta psicológica? para o médium, não tendo validade alguma. As guias que captam forças e energias, estas condensadas em minerais, vegetais e animais. Estas forças formam um campo elétrico positivo ou magnético negativo, dando como resultado forças atrativas (atração) ou repulsivas (repulsão ou neutralização de cargas). Não tendo validade àqueles pais de santo que as possuem em grande quantidade sem nem saberem o que estão fazendo.

(CONTINUA...)


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Umbanda Básica - Oferenda, Obrigações E Exu - Parte V
- A Sorte No Amor E No Sexo
- Umbanda Religião Brasileira?
- Mais Intolerância...
- Umbanda Básica - Rituais - Parte Ii
- Samadhi
- O Segredo De Ogum

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online