PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


A II Conferência: Medellín (1968)



A II Conferência: Medellín (1968)
Autor: Ricardo Henrique Oliveira Santana

Antes de comentar o aspecto observado em Medellín, queremos apontar o acontecimento da primeira conferência do CELAM que foi realizada no dia 25 de julho a 4 de agosto 1955 no Rio de Janeiro, convocada pelo Papa Pio XII. O CELAM denunciava que ?os mais graves inimigos do catolicismo na América Latina: protestantismo, o comunismo, o espiritismo e a maçonaria? <1>. Só que esta conferência não teve muita divulgação.
A Conferência de Medellín foi iniciada a partir do discurso de S.S Paulo VI na abertura do evento em agosto de 1968, na a segunda maior cidade da Colômbia em importância econômica e a terceira em população. As 16 comissões subcomissões da conferência evidenciam bastante a situação vergonhosa do povo carente que cada vez mais é esquecido.

O que marcou a reflexão de Medellín:

- Profunda renovação Espiritual
- Generosa caridade pastoral;
- Autêntica sensibilidade social

Em Medellín a Igreja convida a todos a experimentarem a comunhão; a igreja precisa saber utilizar sua sapiência , para fermentar ainda mais a participação do povo de Deus na vida eclesial e social.

Orientações que constitui o pensamento da Conferência:

1º)
Orientações Espirituais: O teólogo deve ser que preserve o conteúdo do Magistério Eclesiástico, sem criar um pensamento que alimente a dissidência.
2
º
)
Orientações Pastorais: ?Aos conselhos Presbiterais e Pastorais (...); procure-se interessá-lo nas questões do ministério diocesano e apoiá-lo em suas necessidades;ponha atenção em recrutar e formar os seminaristas?. (Conclusões da Conferência de Medellín: 2004, p.19)

3º)
Orientações Sociais: Se deve recordar a importante carta encíclica Populorum Progressio (1967) do Papa Paulo VI, de cunho social que trata de temas como a fome, a miséria, as doenças endêmicas e a má distribuição de renda. No caminho pastoral o papel dos pastores é promover o bem dos fiéis, e alimentar o espírito de missão (Promoção Humana). Se deve ter muito cuidado com as ideologias, ou seja, ?o marxismo ateu, nem o dia da rebelião sistemática, nem muito menos o do derramamento do sangue e o da anarquia? <2>.

A mensagem aos povos da América Latina, traz fatores históricos que marcam a sua história, pois Medellín viveu o processo de colonização, de libertação e organização.

Os compromissos assumidos pela Igreja latino americana, em 6 de setembro de 1968 foram:
Promover o valor seguro que a família merece; Aperfeiçoar o processo de educação, para despertar os valores humanos que todo homem e mulher merece ter; Aprimorar o ensinamento catequético; Intensificar o diálogo com as outras confissões e pessoas que buscam paz. Lutar incessantemente pelo respeito ao ser humano, através da justiça que favoreça o direito à participação na política, economia e cultura.

<1>PARREIRA, Aloísio. Artigo ?CNBB: Consciência eclesial à luz do Concílio Vaticano II. Brasília/DF Disponível em: <htpp://www.emaus.org.br/jornal_artigoasp?codigo=>. Acesso em 5 maio de 2006 às 12h14mm.

<2> Idem, p. 23.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Fidei Depositum (depósito Da Fé)
- Os Grandes Acontecimentos Religiosos
- Reflexões Sobre A Coexistência Pacifica
- A Verdade E As Formas Jurídicas
- Documento Papal - Reafirma Valores Nunca Abolidos
- 50º Congresso Une
- A Mulher E A Religião

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online