PUBLICIDADE

Página Principal : História


Brasil, 509 anos



Brasil, 509 anos

Canibalismo no Brasil
?Não se pode dizer que os tupis comia carne humana para matar a fome. Estudos recentes confirmaram que a antropofagia era ritualística. No livro ?Estranhas prática alimentares na selva? foi demonstrado a partir de relatos que o canibalismo ocorrido por vingança ou como forma de adquirir os poderes dos inimigos. As vítimas eram festejadas e honradas antes de serem mortas e comidas.(?!)

Até 1535, o pau-brasil foi a única riqueza explorada. Durante bom tempo foi explorado de forma desordenada e selvagem, tornado-o uma espécie a beira de extinção.

Mineração ? Descoberto no final do século 17, pelos bandeirantes paulistas, o ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, trouxe mudanças na sociedade. Durante os primeiros 60 anos do século 18, chegaram ao Brasil cerca de 600 mil pessoas de Portugal e das Ilhas do Atlântico, que iam desde pequenos proprietários, padres, comerciantes, até prostitutas e aventureiros.

Borracha ? Até 1850 as exportações da borracha brasileira eram insignificantes. Elas cresceram ao longo dos anos, figurando na década de 1881-89, em 3° lugar entre os produtos exportados, com 8% do valor da exportação, O açúcar tinha 9,9%. Houva a criação de um pólo econômico regional com população migrante, sobretudo nordestina, concentrada nas cidades de Belém e Manaus.

Industrialização ? A Bahia foi o primeiro centro Industrial brasileiro, com suas fábricas rudimentares de algodão. A partir de 1885, a produção industrial se deslocou para o centro sul, impulsionada ainda pela economia cafeeira. Os imigrantes atuaram nas 2 pontas como donos de empresas e funcionários.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- História Do Brasil
- Uma Cidade Foi Erguida Em Meio à Selva Amazônica
- Dieta Brasileira ? De Onde Vieram O Nosso Arroz E Feijão?
- Brasil _ Administração Colonial
- Ouro De Aluvião
- Califórnia, Não. Texas(efeito Etanol)
- O Índio No Brasil

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online