PUBLICIDADE

Página Principal : História


Dieta Brasileira ? De onde vieram o nosso arroz e feijão?



  Dieta Brasileira ? De onde vieram o nosso arroz e feijão?

O arroz é cultivado há 5 mil anos e tem origem asiática, chegando a Penísula Ibérica durante a ocupação árabe. Há controvérsias sobre a existência de um arroz nativo do Brasil. Sabe-se, contudo, que bastante utilizado na Maranhão desde o século 16.

Feijão: Há discordância sobre sua orgem. Alguns dizem que veio da Índia, outros afirmam ser nativo da América do Sul. Sabe-se que era cultivado na África antes de 1500 e que o Brasil ganhou mais variedades após a colonização.

Coco: Também de origem controversa: foi introduzido no Brasil em 1553 pelos portugueses, mas uma teoria sustenta que o coco chegou ao Brasil boiando, trazido por correntes marítmas da Oceania. Outra teoria diz que é originário das Índias, tendo chegado á África no século 10.

Banana ? A origem mais provável á asiática, emboara, no Brasil, uma espécie de banana, a pacova, já fosse encontrada quando Cabral chegou. Há 30 tipos de banana no Brasil, a maior parte trazidas da África.

Abacaxi ? Provavelmente nativo do sul da América do Sul e foi carregado por índios Guaranis por toda a América, tornando-se espécie cultivada pelas populações autócnes da América Central e Caribe antes da chegada dos europeus.

Cana de Açúcar ? Tais engenhos foram introduzidos em Portugal pelos mouros. Em 1532, Martim Afonso de Souza trouxe a cana para o Brasil e até 1540 todas as capitanias já possuíam engenhos. O açúcar nunca deixou de ser o principal produto de exportação do Brasil colonial, mesmo quando entrou em decadência, durante o ciclo da mineração.

Café ? Introduzido no Brasil por Francisco de Mello Palheta em 1727, se transformou no principal produto de exportação do Brasil. A patir de 1820. Plantado primeiro no Vale do Paraíba e depois ganhou as terras do interior de São Paulo. Surgiu praticamente com o império e sustentou a economia brasileira até o fim da primeira república.

O feijão com arroz nem sempre foi a principal combinação na mesa do brasileiro. A mistura feijão com farinha de mandioca era mais comum. O arroz com feijão começou a ganhar intensidade com a urbanização do Brasil, a partir do século 19. Principalmente nas mesas das famílias ricas e de classe média.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Evolução Administrativa _ Brasil Colônia
- História Do Brasil
- O Café Nosso De Cada Dia
- FeijÃo: O Alimento Do Povo
- O Índio No Brasil
- Brasil _ Administração Colonial
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online