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 O Sgredo da Última Ceia
 
 
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 Na Idade Média e no Renascimento, a Europa ainda mantinha intacta a sua capacidade para entender símbolos e ícones ancestrais.
 As suas gentes sabiam quando e como interpretar um capitel,um traço num   quadro ou um sinal no caminho,ainda que somente uma minoria tivesse aprendido a ler e a escrever.
 Com a chegada do racionalismo,essa capacidade de interpretação perdeu-se,e com ela boa parte da riqueza  que os nossos antepassados nos legaram.
 Este livro recolhe muitos desses simbolos tal como foram concebidos.Mas também tenta devolver-nos a nossa capacidade para os compreender e beneficiarmos do seu infinito saber.
 
 Corre o ano de 1497,Alexandre VI oucupa então o trono de Pedro e a igreja de Roma é a zelosa guardiã da ortodoxia em todo o mundo católico.
 Por essa altura cartas assinadas por um certo Agoireiro,denunciam a heresia de uma pintura encomendada pelo Duque de Milão para o Convento de Santa Maria delle Grazie, a um pintor de nome Da Vinci.
 Mas o quadro está cheio de incongruências.
 O autor desta última   ceia  não só se retracta a si próprio no quadro de costas para Jesus,como alguns dos outros personagens eram rostos bem conhecidos no convento.
 Além disso onde se vira jamais a Santidade não ser assinalada com o respectivo halo  de luz? E porque razão sobre a mesa não estão representados o cálice do vinho e o pão,assinalando a instauração da Eucaristia?E como saberamos depois ,o próprio mestre Leonardo afirma que o quadro é todo ele uma mensagem em código,que poucos poderiam compreender.
 Por fim, o Agoireiro começa a profetizar mortes que vão acontecendode acordo com os seus sinistros vactícinios.Este é um livro que sugere quais poderiam ter sido as fontes inspiradoras de uma das mais inigmáticas obras sagradas da santidade.
 
 lloret
 
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