PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


O Sgredo da Última Ceia



Na Idade Média e no Renascimento, a Europa ainda mantinha intacta a sua capacidade para entender símbolos e ícones ancestrais.
As suas gentes sabiam quando e como interpretar um capitel,um traço num quadro ou um sinal no caminho,ainda que somente uma minoria tivesse aprendido a ler e a escrever.
Com a chegada do racionalismo,essa capacidade de interpretação perdeu-se,e com ela boa parte da riqueza que os nossos antepassados nos legaram.
Este livro recolhe muitos desses simbolos tal como foram concebidos.Mas também tenta devolver-nos a nossa capacidade para os compreender e beneficiarmos do seu infinito saber.

Corre o ano de 1497,Alexandre VI oucupa então o trono de Pedro e a igreja de Roma é a zelosa guardiã da ortodoxia em todo o mundo católico.
Por essa altura cartas assinadas por um certo Agoireiro,denunciam a heresia de uma pintura encomendada pelo Duque de Milão para o Convento de Santa Maria delle Grazie, a um pintor de nome Da Vinci.
Mas o quadro está cheio de incongruências.
O autor desta última ceia não só se retracta a si próprio no quadro de costas para Jesus,como alguns dos outros personagens eram rostos bem conhecidos no convento.
Além disso onde se vira jamais a Santidade não ser assinalada com o respectivo halo de luz? E porque razão sobre a mesa não estão representados o cálice do vinho e o pão,assinalando a instauração da Eucaristia?E como saberamos depois ,o próprio mestre Leonardo afirma que o quadro é todo ele uma mensagem em código,que poucos poderiam compreender.
Por fim, o Agoireiro começa a profetizar mortes que vão acontecendode acordo com os seus sinistros vactícinios.Este é um livro que sugere quais poderiam ter sido as fontes inspiradoras de uma das mais inigmáticas obras sagradas da santidade.

lloret


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Las Meninas / Velasquéz
- Viva São João!
- O Renascimento
- A História Da Teologia Cristã
- Maria Madalena: O último Tabu Do Cristianismo/revista Planeta
- O Renascimento E Maneirismo
- Viridiana

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online