PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


A voz do silêncio




De uma beleza poética, esta é a tradução do tibetano ?O livro dos preceitos de ouro?, um dos mais belos da doutrina budista. Na realidade, contém alguns preceitos pré-budistas, já presente nos Upanishads: não existe a separatividade, pois tudo no mundo está inter-relacionado, e o caminho para a felicidade é buscar o Eterno.
O texto compara a Terra, metaforicamente, a uma Sala de Tristezas, cheia de armadilhas para iludir a alma. Para alcançar o vale da verdadeira luz, deve o discípulo atravessar três salas: a sala da Ignorância, a sala da Instrução e a sala da Sabedoria, que correspondem, metaforicamente, aos três estados da consciência humana: o sono, o sonho e o despertar.
Na primeira sala vive a maioria das pessoas, atentas às coisas materiais. Na segunda, vivem os valorizam as coisas intangíveis, e nesta sala estão as flores da vida, mas debaixo de cada flor há uma serpente enrolada. Cai em ilusão aquele que se deixa fascinar pelos livros, pelo conhecimento, tornando-se fanático ou orgulhoso. A terceira sala tenta o sábio a acreditar na separatividade das coisas, desprezando o material e apegando-se a idéias, por mais belas que sejam, são tão enganosas quanto os bens materiais.
Só após atravessar a terceira sala, o discípulo torna-se um Caminhante do Céu, o da Libertação e o da Renúncia, o do Olho ou o do Coração, a senda Aberta ou a Fechada.
A partir daí, o iniciado está sozinho, e deve atravessar sete portais: caridade, harmonia, paciência, indiferença, energia, contemplação e sabedoria.
Então conhecerá a lei do amor perpétuo e poderá trilhar a Senda dos Budas perfeitos.
Sabe-se que estes budas não entram na terra da bem-aventurança, antes escolhem permanecer no mundo pela compaixão a todos os seres vivos, pois ?pode haver bem-aventurança enquanto sofre tudo o que vive??
Pois todo Kalpa (era) tem o seu fim, e todos os seres estão destinados à felicidade, e, um dia, todos juntos seremos um só no Eterno.
Um belo livro, de difícil leitura, recomendado a quem tenho já algum conhecimento da doutrina budista.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Pilares Da Fé - Budismo
- O Anjo Exterminador
- Transformando A Mente
- Lugar Para Relaxar
- InclusÃo: Um Guia Para Educadores
- A Prosperidade Ao Alcance De Todos
- Hist.contemporânea De Portugal, Do 25 De Abril à Actualidade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online