PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Comentando o livro " Orixás , caboclos e guias, anjos ou demônios?" de autoria de Edir Macedo




Esta é uma relação de trechos do livro " Orixás, caboclos e guias ; deuses ou demônios?" , de autoria de Edir Macedo, fundador e lider da iurd , Igreja Universal do Reino de Deus .
Foi utilizado como base um exemplar da 13ª edição, de 1990.
Estes são os trechos mais representativos da ignorância, estupidez, preconceito e agressividade com que o autor e a sua organização religiosa ultrapassa o bom senso , as regras mínimas de convivência em sociedade e as leis brasileiras de forma a ofender e perseguir o espiritismo e seus adeptos , em especial a Umbanda.
Há muitos outros trechos, porém representam mais as crenças particulares do autor e seu grupo e os relatos de casos que ele colheu , muito destes assombrosos relatos e de fatos descritos são ligados à casos de má pratica e conduta dentro do espiritismo, não tendo nada à ver com o espiritismo devidamente organizado e praticado por uma grande parcela da população brasileira, seja pela expressão que for(Kardecismo, Umbanda, Candomblé).
Da mesma forma que há o mal evangélico, há também o mal espírita, não sendo por causa dos que desvirtuam a religião evangélica que todos os evangélicos devam sofrer preconceito.
Por que então julgar mal os espíritas e o espiritismo por causa dos seus maus "praticantes"?
Alguns dos trechos serão seguidos de um comentário meu .
Este texto se presta a divulgar e conscientizar a população sobre a forma desrespeitosa e agressiva com que Edir Macedo e seus seguidores tratam o espiritismo e seus adeptos, influenciando negativamente as pessoas, principalmente os membros da iurd; Incentivando dessa forma um comportamento hediondo que acabou gerando um dos maiores conflitos religiosos da história brasileira.
Espero que as pessoas ouçam o bom senso que diz que tal práticas adotadas pela iurd e seus adeptos quebram com as condutas básicas de boa convivência em sociedade, gerando conflitos e distúrbios da ordem pública, como no episódio fatídico do chute na santa.
Além disso , essa perseguição em larga escala funciona como um rolo compressor que passa por cima de uma significativa parcela da população adepta do espiritismo e consequentemente, por cima dos seus direitos, que são os mesmos de qualquer cidadão, direitos básicos de liberdade de crença , sentimento religioso e culto, que estão presentes não só na constituição brasileira, como na declaração internacional dos direitos humanos.
A derrubada do direito de um grupo significa a derrubada do direito de todos os grupos, abrindo assim um retrocesso no progresso da nossa civilização, progresso esse conseguido após séculos de luta , suor e sacrifício.
Sinceramente apelo aos leitores que se conscientizem da importância desse assunto, que refletirá mais cedo ou mais tarde, em maior ou menor grau na vida de todos e decidam dar um basta a isso!!!
Espero que percebam que uma organização que tem por método base o desrespeito e a perseguição não está capacitada de maneira alguma a representar os interesses de pessoa honestas , de boa índole e de boa vontade ; Grupo ao qual acredito que o leitor pertença.

1-Começaremos pelo título:
Orixás, caboclos e guias, deuses ou demônios?
Comentário:
Demônio é um termo comumente utilizado para designar seres espirituais maldosos de modo geral; Também possue um sentido muito prejorativo quando relacionado à alguém ou algo.
É evidente que o autor quer com esse título demonizar o espiritismo e seus elementos de crenças , de forma a criar para o espiritismo um significado prejorativo.
2-Dedicatória:
"A todos os pais-de-santo e mães-de-santo de nossa pátria."
Comentário:
Uma notória demonstração da famosa cara-de-pau!!! O autor escreve um livro inteiro que ofende, achincalha , desvirtua e persegue o espiritismo e ainda por cima faz uma dedicatória aos seus adeptos.
Peroba nele!!!
3-Prefácio:
Pg.14.
"Neste livro, denuncia as obras satânicas através do Kardecismo , da Umbanda , do Candomblé , e outras seitas similares;"
4-Introdução:
Pg.16."Sempre tive desejo de colocar em um livro toda verdade acerca dos Orixás, dos Caboclos e dos mais diversos Guias , que vivem enganando os homens e fazendo deles "cavalos" , "burrinhos" ou "aparelhos","
Comentário:
Este livro só diz mentiras à respeitos dos tais personagens da identidade cultural e religiosa do espiritismo, citando apenas casos onde os maus espíritas buscam seus próprios descaminhos.
5-Pg.17
"Espero que esse livro não seja um pomo de discórdia e que também não seja considerado meramente polêmico ou discriminatório. Se assim acontecesse me arrependeria de tê-lo escrito."
Comentário:
Será mesmo? Difícil acreditar ante tanto conteúdo ofensivo e discriminatório. Além do que, se o autor tivesse mesmo se arrependido no caso de gerar polêmicas e disputas, o livro não estaria sendo editado até os dias de hoje, tendo sido objeto de disputa judicial visando o fim de sua circulação.
6-Pg19.
"Houve com decorrer dos séculos um sincretismo religioso , ou seja, uma mistura curiosa e diabólica de mitologia africana , mitologia indígena brasileira, espiritismo e cristianismo , que criou ou favoreceu o desenvolvimento de cultos fetichistas como a Umbanda, a Quimbanda e o Candomblé."
7-Pg.20
"Esses anjos decaídos têm enganado os homens desde o princípio e nas religiões mais remotas como o vedismo , o bramanismo ou o hinduísmo(2000 ac) já se encontram evidências de sua existência, ora repudiados como verdadeiros demônios , ora adorados como deuses.
Tanto nas religiões hindus , egípcias ou babilônicas , como nas nativas da África e outras regiões , os demônios têm sido evitados ou adorados. No Brasil , em seitas como Vodu, Macumba , Quimbanda , Cambomblé ou Umbanda , os demônios são adorados , agradados ou servidos como verdadeiros deuses.
No espiritismo mais sofisticado, eles ( os demônios ) se manifestam mentindo , afirmando serem espíritos de pessoas que já morreram ( médicos , poetas, escritores , pintores, sábios, etc). Afirmam também ser espíritos de pessoas da própria família dos que se encontram nas reuniões onde são invocados , onde dizem vir "prestar caridade" ou receber uma "doutrina"."
8-Pg.20.
"No camdomblé , Oxum , Yemanjá , Ogum e outros demônios são verdadeiros deuses..."
9-Pg.21.
"No Kardecismo e nas demais ramificações espíritas ou espiritualistas , os demônios se apresentam como espíritos evoluídos ou ainda em evolução , e que precisam de "doutrina"."
10-Pg.21.
"Na realidade, Orixás, Caboclos e Guias , sejam lá quem for , tenham lá o nome mais bonito , não são deuses. Os Exus , os pretos-velhos , os espíritos de crianças , os caboclos ou os "santos" , são espíritos malignos..."
11-Pg.22.
"Os Orixás, Caboclos e os Guias na realidade nunca fazem bem em favor do seu "cavalo"."
12-Pg.24.
"A maioria desses irmãos trabalha na igreja como obreiro. São trabalhadores e trabalhadoras incansáveis na obra de Jesus. Querem que todas as pessoas desse nosso querido Brasil conheçam a verdade acerca dessa praga chamada espiritismo com seus diversos rótulos.
....
A Bíblia condena todas as praticas da Umbanda , do Candomblé e do Espiritismo de um modo geral."
Comentário:
Se praga não é um termo prejorativo , a palavra prejorativo necessita de novo significado.
É impossível a convivência pacífica entre os adeptos do espiritismo e pessoas que o tratam nesses termos!!!
Quanto a condenação bíblica, não há nada na bíblia sobre espiritismo, Umbanda e Candomblé, o que há são interpretações bem a moda da casa por parte de alguns evangélicos que dizem isso, modificando a bíblia, que na verdade só condena a prática da comunicação com o além para fins de adivinhação, divertimento e outros motivos não elevados(necromancia). Além do que cada um é livre para crer ou não ,seguir ou não qualquer livro sagrado, seja por inteiro ou partes específicas, sem ser julgado e ofendido por isso.
13-Pg.27.
"Os deuses famosos da antiguidade , tanto do Egito como da Mesopotâmia , bem como os da mitologia africana , são na


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Espiritismo E A Ciência
- O Evangelho Segundo O Espiritismo
- O Evangelho Segundo O Espiritismo
- Espiritismo E Religião Católica
- O Livro Dos Espíritos
- Mentiras E Enganos Sobre A Doutrina Espírita
- A Umbanda

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online