PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Educação Cristã



A pergunta é: é possível educar sem agredir ?como ? Vamos junto ver o significado de AGREDIR e AGRESSÃO !

1.Ação ou efeito de agredir. 2.Bordoada, pancada. 3.Investida, ataque.4.Provocação, hostilidade. 5.Ofensa, acometimento, ataque. 6.Psic. Conduta caracterizada por intuito destrutivo.

Vamos ficar com o ITEM 6 (Conduta caracterizada por intuito destrutivo)

Logo percebemos que: a AGRESSÃO nunca é benéfica, e NÃO devemos confundi-lá com o ato de "dar umas palmadas de vez em quando" o que não é de fato agressão, e sim uma forma de repudio, e desaprovação pelas ações ora negativas de seu filho.Sendo assim eu digo que AGREDIR os filhos é muito além de dar-lhes umas palmadas, já é mais que umas "varadas, palmadas e chineladas" é como diz o ITEM 2 são "bordoadas e pancadas" e isto é violência.

Agora não que não seja possível educar seu filho sem lhe dar umas "palmadas sem agressão" mas no mundo de hoje onde a comunicação é ferramenta ideal para conquistas de bens e valores, pode ser interessante usar a comunicação e o diálogo como aliados da educação, mas umas palmadas em seus filhos jamais o deixarão com traumas, e até isto é benéfico. Então lembre-se "bater em seus filhos de forma agressiva é passar dos limites" mas educa-los com vara e com amor jamais prejudicará seu filho, pois até DEUS castiga aqueles a quem ama, e por que nós pais não daremos castigos aos nossos filhos? A questão é que hoje existem muitas proteções para evitar a violência no lar, e isto é bom, no entanto algumas "ongs e programas como: super-nanny" estão querendo "impor" para os pais, um modelo padrão de educação, mas isto esta errado. Dizer na TV, que umas cintadas não ajuda é querer impor dentro do meu lar padrões fora da palavra de Deus.

Eu fico pensando que a BÍBLIA é de fato o nosso guia prático de vida e ela fala direitinho a DIFERENÇA entre EDUCAR e AGREDIR, da uma olhadinha no que diz Provérbios 19.18 Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.

Castiga o teu filho enquanto há esperança, ou seja eduque-o enquanto é tempo, e enquanto ele estiver em suas mãos e sob sua responsabilidade. Este Castigo não é a AGRESSÃO, mas a aplicação da correção seguida de conscientização, pois se seu filho nunca for advertido que tipo de adulto ele será? Uma pessoa sem limites, por que seus pais o deixaram fazer tudo, um gastador, por que seus pais não o ensinaram o valor do trabalho e da vida. E todos estes ensinamentos começam bem cedo.
...mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. Ou seja não use de AGRESSÃO ou de VIOLÊNCIA, não bata em seu filho em oras de STRESS, em meio a decisões importantes, na frente de outras pessoas e etc.

Então respondendo a pergunta da irmã MONICA, educar sem agredir não seria a forma correta, mas EDUCAR SEM USAR A CINTA, VARA, O CHINELO DE FORMA QUE SUA INTENÇÃO SEJA FAZER SEU FILHO PENSAR EM SUAS ERRADAS ATITUDES, isto não é agressão, é amor.
Meu esposo (Natanael) comenta que sua avó fazia assim: chamava ele quando fazia algo errado e dizia, agora você vai levar umas varadas por que você fez isso, aquilo e aquele outro, e aplicava umas varadinhas no "lombo dele" de forma que ele mesmo confirma até hoje: EU ESTAVA CIENTE DE MEUS ERROS E QUE DEVERIA SER CORRIGIDO POR ISSO. E não morri por levar varadas, tudo foi sem agressão, e com muito amor.
PAIS, vamos acordar estamos dando mais atenção para o que os "formadores de opiniões" estão dizendo sobre educação, sendo que a BÍBLIA é o MANUAL COMPLETO para nossa vida prática seja em todas as áreas. Amados, educar com vara e repreender seus filhos não vai mata-los, é melhor fazermos isto hoje, do que mais tarde passarmos vergonha, leia a BÍBLIA e confirma você mesmo.

PROVÉRBIOS 10.1
O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.


PROVÉRBIOS 13.24
O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.


Repasse esta mensagem para seus amigos cristãos, para que possamos compartilhar dicas e idéias.

MENSAGEM CRIADA POR: Tia Priscila www.tiapri.com Suplementos e suporte ao Ministério Infantil na Igreja.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- AbsenteÍsmo Da Vontade
- Brasil: Nunca Mais _ Um Relato Para A História
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Mega Poema - Amanhã, Meu Filho, Tudo Será Melhor...
- Limbo
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Deuses Greco - Romanos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online