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NÓS TEMOS O QUE VOCÊ PRECISA. UMA REFLEXÃO SOBRE A RELIGIOSIDADE MIDIÁTICA NA SOCIEDADE DE CONSUMO


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Neste trabalho há uma reflexão sobre as novas instituições religiosas, hoje subordinadas às lógicas midiáticas. Tais instituições substituíram os antigos dispositivos de mediação e fornecem, elas mesmas, os modelos identitários de religiosidade para a audiência tomar como referência. Dessa forma, é a mídia, por sua vez, a receptora de muitos dos discursos religiosos da sociedade, e deles, ela necessariamente se alimenta. Assim, o pluralismo Religioso e a variedade dos concorrentes no mercado criam um ambiente propício, e ao mesmo tempo, necessário para o aparecimento das técnicas de marketing e comunicação que visam conquistar e manter os fiéis. Neste contexto assistimos à ampliação e diversificação de produtos e serviços religiosos na mídia com o firme propósito de atender a demanda do emergente mercado religioso. Apontamos, portanto, para um maciço investimento nos meios de comunicação de massa no processo competitivo entre as inúmeras igrejas. Muitos são os programas religiosos de rádio e TV, bem como os jornais e revistas produzidos, onde a utilização das mídias impressas e eletrônicas evidencia a associação dos meios de comunicação com a crescente pluralização e competição do campo religioso brasileiro.


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