PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Evangelhos




As histórias sobre a vida de Jesus e os seus ensinamentos, inicialmente foram passados de boca em boca por aqueles que as tinham testemunhado, mas com o envelhecimento destes homens, tornou-se necessário escrevê-los. Conhecem-se quatro relatos da vida de Jesus, conhecidos por Evangelhos de S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João.
Os três primeiros são ?evangelhos sinópticos?, ou seja, dão-nos uma visão unificada da história. Muitos estudiosos pensam que o Evangelho de S. Marcos foi o primeiro a ser escrito, provavelmente baseado nas histórias de Simão Pedro, contadas por este a João Marcos, que encontrara Jesus quando jovem. Mateus e Lucas também se basearam em parte em Marcos e noutras fontes agora perdidas.
O Evangelho segundo S. Mateus, é tradicionalmente atribuído ao apóstolo Mateus, enquanto o autor do de S. Lucas terá sido um médico que acompanhou Paulo em muitas das suas viagens e que escreveu os ?Actos dos Apóstolos?.
Narrativa muito diferente é o Evangelho segundo S. João, e foi escrito muito depois dos outros três, talvez pelo apóstolo João, filho de Zebedeu, ou por quem guardava as suas memórias. Trabalho do próprio apóstolo, pode ser uma das três Epistolas de S. João. Todos os Evangelhos foram escritos em grego, língua comum a todos os estudiosos dessa época.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Mega Bíblia - Os Evangelhos Sinóticos
- O Evangelho, Segundo Judas
- Um Diálogo Entre Os Evangelhos
- O Que A Bíblia Diz Sobre Judas Iscariotes
- Judas Iscariotes
- Procura-se Jesus Cristo
- Viva São João!

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online