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Círculo Iniciático de Hermes - Shekinah e Metraton II



Convém acrescentar que,
se Mikael se identifica com Metraton como acaba de ver-se, noentanto,
ele não representa senão um aspecto; ao lado da face luminosa, há uma
face obscura, e estaé representada por Samael, que é também chamado Sâr
haôlam. Aqui voltamos ao ponto de partida.Com efeito, é este último
aspecto e aquele unicamente que é o ?gênio deste mudo?, numsentido
inferior, o ?Princeps hujus mundi?, de que fala o Evangelho?, e as suas
relações comMetraton, do qual é como que a sombra, justificam o emprego
de uma mesma designação, numsentido duplo, ao mesmo tempo que fazem
compreender por que o número apocalíptico 666, o?número da Besta?, é
também um número solar13. Apesar disso, segundo Sto. Hipólito, ?o
Messiase o Anticristo têm ambos por emblema o leão?, que também é um
símbolo solar: e a mesmaobservação podia ser feita para a serpente14 e
para muitos outros símbolos. Sob o ponto de vistaqabalístico, é ainda
das duas faces opostas do Metraton que se trata aqui. Não temos de
alongar-nosacerca das teorias que alguém poderia formular de uma
maneira geral sobre esse duplo sentido dossímbolos, mas diremos apenas
que a confusão entre o aspecto luminoso e o aspecto tenebrosoconstitui
propriamente o ?satanismo?. E é precisamente essa confusão que
cometeminvoluntariamente, sem dúvida, e por simples ignorância (o que é
uma desculpa, mas nunca umajustificação), aqueles que julgam descobrir
uma significação infernal na designação do ?Rei doMundo?15.12 Esta
última observação recorda naturalmente estas palavras: - ?Benedictus
qui venit in nomine Domini?.São aplicadas ao Cristo que o Pasteur
d?Hermas assemelha precisamente a Mikael, de uma maneira que
podeparecer bastante estranha, mas que não deve espantar aqueles que
compreendem a relação que existe entre oMessias e a Shekinah. O Cristo
é também designado por ?Princípe da Pax? e é, ao mesmo tempo, o ?Juiz
dosvivos e dos mortos?.13 Este número é formado especialmente pelo nome
de Sorath, demônio do Sol e, como tal, oposto ao anjoMikael. Veremos
mais adiante outra significação.14 Os dois aspectos opostos são
figurados principalmente pelas duas serpentes do caduceu. Na
iconografiacristã, estão reunidos na anfisbena, a serpente de duas
cabeças, uma das quais representa o Cristo e a outraSatã.15 Assinalemos
também que o ?Globo do Mundo?, insígnia do poder imperial ou monarquia
universal, seencontra frequentemente colocado na mão de Cristo, o que
demonstra por outro lado que é o emblema, tantoda autoridade espiritual
como do poder temporal.


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