PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Em busca de sentido




Viktor Emil Frankl, nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e morreu em 02 de setembro de 1997. Doutor em medicina e psiquiatria, foi professor de Neurologia e psiquiatria na Universidade de Viena e de Logoterapia na Universidade Federal da Califórnia, entre outras, e foi conferencista, inclusive no Brasil.


Em seu livro ?Em busca de Sentido?, Frankl relata o drama vivido com milhares de outros prisioneiros dos campos de concentração nazistas. Foram torturados física e psicologicamente, passaram fome e frio devido ao trabalho forçado na neve. Frankl relata que uma pergunta era freqüente: o por quê de tanto sofrimento? Que sentido havia em tudo aquilo?


Durante a guerra, observou a si mesmo e a outros em situações limite nos campos de extermínio e comprovou a essência do que é ser humano: numa situação desumanizadora, usar a capacidade de transcrever e manter a liberdade interior. Segundo ele, a pessoa podia permanecer corajosa, valorosa e digna e somente sucumbia às influências do campo de concentração aquele que entregava os pontos espiritual e humano. Foi considerado o médico da "doença do século XX", decorrente do vazio existencial. Afirmou que "o homem, por força de sua dimensão espiritual pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada".


 Segundo Frankl, as pessoas em desespero sempre perguntam ?o que esperar da vida??. É preciso mostrar para a pessoa que devemos perguntar ?o que a vida pode esperar de nós??. Viver não significa outra coisa senão arcar com a responsabilidade de responder às perguntas da vida, pelo cumprimento das tarefas colocadas pela vida a cada indivíduo.


A Logoterapia é um sistema teórico criado por Frankl. O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido"; e ?terapia? significa ?cura?. Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido", é considerada como terapia centrada no sentido.


 O sofrimento e a falta de sentido configuram o vazio existencial que muitos experimentam. A busca do indivíduo por um sentido é a motivação primária em sua vida, pois de acordo o indivíduo precisa de algo em função da qual viver. O vazio existencial é um fenômeno do nosso século, que tem causado ao indivíduo uma perda de alguns instintos que asseguram sua existência, como a perda de tradição, por exemplo. Esse vazio se manifesta num estado de tédio, que gera problemas, que geram angústia e que leva ao suicídio.


 A Logoterapia procura criar no paciente uma consciência plena de sua própria responsabilidade, e só ele pode optar pelo que se julga responsável. O logoterapeuta tem o papel de nos capacitar para ver o mundo como é na realidade, ele não nos dá uma imagem pronta. A Logoterapia leva o indivíduo a mudar sua situação, percebendo que pode tirar lições de tudo o que ele vivencia, desde os momentos mais alegres até aqueles que trazem algum sofrimento.




Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Afinal, O Que Significa Uma Crise De Paradigmas?
- Praying With Job
- O Que É O Homem?
- Transformando A Mente
- Estética
- Homem Como Ser Social
- Angústia E Desespero

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online