PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Sandálias da Humildade








A humildade tornou-se um produto raro hoje em dia. Vamos analisar o que significa esta palavra na prática.


Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.


Humildade. Do latim humilitas, de humilis = pequeno. Virtude que conduz o indivíduo à consciência das suas limitações. O humilde não se deixa lisonjear pelos elogios ou pela situação de destaque em que se encontre. Todo sábio é humilde, porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo)


Rel. virtude cristã, oposta à soberba, muito recomendada por Jesus.


Dicionários: O primeiro apresenta-a como ?a virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza ou do nosso pouco ou nenhum mérito?, enquanto o segundo a considera a ?virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações?, ou, ?um sentimento de fraqueza, de inferioridade, com relação a alguém ou algo?.


-Visão Pejorativa:  Já Spinoza e Kant apresentam a humildade como hipocrisia. Nietche- ?moral dos escravos?.


 >> ?Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará?. Tg 4.10;

>> ?Pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve?. Lc 22.26;

(?O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes?. Sl 138.6


Uma xícara cheia não pode ser preenchida. Quando você está cheio de si e de suas necessidades, "Eu e nada mais", não há espaço para mais nada. Quando você se "esvazia" diante de algo maior que você, sua capacidade de receber cresce além dos seus limites anteriores.


Palavra Humildade na Folha Online: 801/ Google: 1.140.000 ( português) 4.610.000 (ing)


A humildade é uma dessas virtudes que as pessoas, na medida em que avançam na carreira, acabam abandonando pelo caminho. E essa foi a nossa lição daquele dia: não se deve ignorar os avisos de quem tem os pés descalços (ou de quem não veste grife, ou de quem não tem um cartão de visita cintilante). No latim, o radical hum significa "da terra". Dele, viria a palavra "humano", já que, como ensina a Bíblia, Adão foi criado do barro. Do hum derivariam ainda "humilhar" -- que, numa luta, era "atirar o oponente ao solo" -- e também a "humildade", que é uma simples atitude: a de manter sempre os pés no chão. Depois de descalçar os preconceitos. Max Gehringer


Exemplo do Mar:


Você sabe por quê o mar é tão grande?TÃO IMENSO?TÃO PODEROSO?


É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.


Sabendo receber, tornou-se grande.


Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.


O desafio da humildade é jogar fora qualquer idéia de que você merece tapinhas nas costas ou um relógio de pulso por um trabalho bem feito. A propósito, para quem você o fez? Se o fez para Deus, Ele tem inúmeras maneiras de recompensá-lo. Se o fez para o homem, demonstre autêntica surpresa ao ser aplaudido. O segredo não está em parecer sem valor ou indigno, mas demonstrar genuíno interesse pelos feitos dos outros, reconhecendo suas habilidades e contribuições.


Filosoficamente para mim, a humildade significa a renúncia aos poderes da razão perante os problemas que a transcendem, aos quais ascendemos pelas vias do amor. É nesta posição que talvez se situe a posição de Einstein, contrastando com os que, orgulhosos das conquistas da razão no mundo das ciências positivas, negam a Deus e a imortalidade da alma.


Humildade é ver Deus como Ele é. ?Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, porque Ele cuida de vocês? I Pedro 5:6 a 7.


Humildade é ver os outros como eles são. ?Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros? Filipenses 2:3 a 4.


Sandálias da Humildade - Pânico: De uma maneira torta, os integrantes do Pânico apresentam as consequências do que é ser orgulhoso.


ŒDevemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12:10; Efésios 4:2-3; Filipenses 2:3-4).


Não devemos pensar que somos importantes (Lucas 17:10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12:3-8).


Ž  Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada.


Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3, 4 e 10, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente!


"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:10).




Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- O Que é Ser Feliz?
- A ImportÂncia Da Humildade
- Paixão Por Sua Presença
- O Enderço De Jesus Cristo
- O Estado De Ser Do Ser
- Como Saber Que Sua Oração Será Respondida?
- Suportando O Intolerável No Ambiente De Trabalho

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online