PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Deus





DIOS

Ninguém fez a Deus.

Deus nunca começou a existir. Sempre existiu e nunca deixara de existir. Quer dizer, que não tem principio nem final. Deus é eterno.

?Nada pode ser causa de si mesmo, porque para causar é preciso existir.?

Logo, si alguma vez não existiu nada, nada existiria agora; pois o primeiro ser não teve jeito de começar a existir. Nada haveria tido um começo.

?Si num momento nada há, nada haverá durante toda a eternidade.?

?Si atualmente existem seres, é preciso que sempre houvesse existido algo?

È assim que nós existimos e estamos rodeados de seres de todas as classes, logo por força tem que ter existido, desde toda a eternidade, um ser que não teve principio e que deu origem aos seres que hoje existem. Esse Ser, que existe por toda a eternidade, e é causa de todo o que existe, é Deus.

È conveniente definir os dois tipos de seres possíveis.

a) Ser Contingente, é aquele que não tem existência por si mesmo, sino que recebeu-a de outro.

b) Ser Necessário, é aquele se que não recebeu a existência de outro, sino que a tem por si mesmo.

Deus é o único ser eterno e que ninguém criara, que é um Ser Necessário.

Chamam-se seres Contingentes, aqueles que podem existir ou não existir, existir antes ou depois, existir de um jeito u outro. Tudo o que nasce e morre. Os seres Contingentes devem a sua existência a outro.

?Tudo o que não tem em si mesmo a razão suficiente de existir, deve receber de outro a existência... O que é mudável é contingente e todo ser contingente exige, como causa suficiente e última, um ser NECESSÁRIO: Dios. E assim que chegamos à afirmação do Universo como Contingente, e por tanto, criada, porque tem que recever a sua existência de um Ser não material.

Deus é o único ser Necessário.

Ser Necessário é o que existe por si mesmo, porque sua essência é existir. Esse é Deus. È um ATO PURO, quer dizer, o ATO DE EXISTIR.

Deus sustenta todos os seres na existência, igual do que o sol sustenta a vida na Terra. A mesma coisa acontece com Deus. Ele sustenta toda a cadeia dos seres existentes.

O único Ser eterno é Deus, porque Deus é o único Ser que o tempo não passa para ele, que está totalmente fora da medida do tempo.

?As provas da existência de Deus são múltiples e convergentes. Elas atribuem a demonstrar que a fe não mortifica à inteligência humana, senão que a estimula à reflexão e permite entender melhor todos os ?por quês? da realidade.

?No simples plano das razões e das provas, poderíamos dizer que as possibilidades da existência de Deus são incomparavelmente muito mais grandes que da sua não existência; e os homens acreditam assim. Seu ateísmo não é um ateísmo especulativo, senão um ateísmo prático.?

?Quando a pessoa, consciente ou inconscientemente, rejeita a fé, sente encontrar mais dificuldades, e as soluções que se dão não parecem satisfatórias. Não aceita uma Fe razoável e aceita um ateísmo que é indemonstrável.

Se Deus deu-nos a razão é para que a usemos.



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- A Doutrina De Deus
- O Ser
- O Que é Um Ateu? Em Que Um Ateu Acredita?
- Deus Existe?
- O Absurdo De Existirmos
- O Amor De Deus!
- ''''...vois Sois Deuses...''''; ''''...e Disse Deus: Haja Luz E Houve Luz.''''

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online