PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


O esforço recompensado de Zaqueu



Zaqueu, cujo nome significa puro, era um administrador das finanças públicas, judeu que cobrava imposto para o governo romano. Sua função o fazia um ser desprezado, pois ele trabalhava para uma economia estrangeira e por ser comumente desonesto.


Ele residia em Jericó, cidade situada 9 km a oeste do rio Jordão e 11 km ao norte do mar Morto. Fica a 240m abaixo do nível do mar. Era provavelmente a cidade mais antiga do mundo.


O sicômoro citado no texto era um tipo de figueira de raí­zes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior. Zaqueu precisou subir nela para poder ver Jesus, devido a sua pequena estatura e por causa da multidão que cercava Jesus.



Todo ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, mas por causa dos nossos erros e pecados não conseguimos alcançar a paz que tanto ansiamos. A corrupção, a ganância, o materialismo nos faz agir de forma a causar danos a outras pessoas. Por este motivo fica difícil buscar a Deus.


Zaqueu apesar de todos os seus erros procurou ver Jesus. Sendo de pequena estatura não conseguia ultrapassar a grande multidão que o cercava. Não devemos esperar tornarmos perfeitos para buscar a Deus. É preciso nos esforçamos e nos empenharmos para alcançar o coração do Pai.


Zaqueu correu adiante e subiu na árvore para ver Jesus. Ele superou as suas dificuldades para poder ver Jesus. Supere seus traumas, seus pecados, seus problemas e venha para Jesus. Ele olha para a sinceridade do nosso coração.


Todos os que estavam próximo da árvore que Zaqueu havia subido esperavam que Jesus viesse recriminá-lo por causa de suas trapaças. Contudo, Jesus se convida para jantar em sua casa. É verdade que não merecemos nem o perdão e nem a presença de Deus. Mas quando nos aproximamos diante dele de maneira sincera ele nos acolhe. A Bíblia cita um convite pessoal de Jesus para todos nós, semelhante ao que ele fez a Zaqueu.


A multidão recriminava Jesus por ter entrado na casa de um pecador. Mas, Jesus veio foi para os perdidos. Ao se arrepender Zaqueu mudou de vida. Deus recompensa nosso esforço. Ele recompensa aqueles que ultrapassam barreiras para encontrá-lo.





Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- A ImportÂncia Da Humildade
- O Nascimento De Jesus Cristo
- Como Saber Que Sua Oração Será Respondida?
- O Enderço De Jesus Cristo
- Viva São João!
- E Ele Acreditou E Toda A Sua Família
- VocÊ JÁ Ouviu Falar Das Quatro Leis Espirituais?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online