PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


A solidão



             A solidão é um dos maus do século XXI. A internet, as novas tecnologias facilitaram a comunicação entre os seres humanos, mas contribuíram para o distanciamento afetivo. O abraço, o toque ficou num mundo distante. Esse é o tipo de solidão voluntária. O indivíduo escolhe se excluir da companhia de seus amigos reais, do meio em que vive e se fechar dentro de um local e ficar em frente a uma máquina e, assim, cultivar esse tipo relacionamento que, posteriormente, será maléfico a sua convivência em sociedade. Existe ainda o tipo de solidão em que a pessoa não escolhe viver isolada, mas sente-se abandonada pelos seus amigos, parentes e irmãos.


             A solidão pode ser boa quando precisamos ficar uns tempos sozinhos para refletir acerca de algum problema, para meditar, orar, se chegar mais a Deus. Mas, se o motivo do isolamento é a fuga de algum dificuldade, o caso é mais complicado. Deus não criou o homem para viver isolado. Ele disse: ?não é bom que o homem esteja só? (Gn 2.18). E quem se atreve a desmenti-lo?


           Ninguém opta por viver sozinho. Vai contra a natureza humana. A exclusão é uma opção para aqueles que possuem algum problema de relacionamento mais profundo. Por exemplo: jovens que se sentem oprimidos pelos seus pais, por não poderem fazer tudo o que desejam, por terem limites e regras dentro de casa para seguirem e não aceitá-las. Neste caso, a solidão foi escolhida por não gerar plena satisfação, alegria ou bem estar. Outro exemplo é o caso em que a pessoa sofre uma decepção amorosa. Após a dor da perda, a pessoa pode se afastar do todos. Isso ocorre porque sofremos pela perda da pessoa amada e de tudo aquilo de bom que vivenciamos com ela. Este é um momento de muita dor e é  necessário permitir-se viver esta dor.


     Deus tem uma resposta para a solidão humana. Ele sabe que precisamos de um grupo social, de companhia, de nos sentirmos aceitos, satisfeitos com a vida e com Ele. Ele quer enxugar as nossas lágrimas e nos ouve, pura e simplesmente, sem dar palpites. Ele é Emanuel, é Deus conosco. E Deus de misericórdia e de compaixão.


       Se, por algum motivo, você se sente infeliz, solitário, abandonado, não desista de conquistar dias melhores. Em Lucas 18: 1-8, relata a história de uma mulher viúva que todo o dia ia importunar um juiz iníquo, mal e perverso, mas de tanto insistir ele atendeu ao pedido da Senhora. E, se você não desistir de buscar a Deus para ter relacionamentos saudáveis com certeza Ele te atenderá depressa, pois ao contrário do juiz em questão, ele é bom e foram dele as palavras: ?não é bom que o homem esteja só?.  Vá em frente, dias melhores virão e a solidão será apenas uma lembrança do passado.





Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Solidão A Dois
- Coisas Do Alto 1 - Bonequinhos De Presépio
- Existe Preconceito Religioso ?
- Praying With Job
- Aprenda A Ser Feliz Em Qualquer CircuntÂncia
- Sexualidade Na Medida Certa!
- Ocupado Demais Para Deixar De Orar

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online