PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Como anda sua auto-estima?



      A auto estima é a capacidade do ser humano de acreditar em si mesmo. Confiar na sua capacidade e nos seus talentos. Quem possui uma auto-estima elevada nunca desiste de seus sonhos e objetivos, consegue sair-se bem em qualquer circunstância, ser mais assertiva, superar a timidez, a vergonha e ter ânimo para ousar. Essas não são tarefas fáceis. Afinal, é normal sentir-se     inseguro de vez em quando e ter certo medo de errar.


     Mas, acreditar, ter coragem para arriscar faz parte da vida de todos os cristãos.  Foi assim com Josué no antigo testamento. Deus o incentivou a não desanimar, pois havia uma herança a ser conquistada. Suas palavras foram: ?esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria? (Js 1.6).


     Só se vence desafios quando se tem uma elevada auto-estima. A baixa auto-estima gera ansiedade, aflição, medo, depressão, fobias e uma série de outros problemas. Então, o que se pode fazer para livrar-se das amarras que nos impedem de conquistar nossa própria ?terra prometida??


       Primeiro, buscar a Deus. Em MT 6.33, diz que se o buscarmos tudo o mais será acrescentado. Buscar a Deus em oração e colocar diante dele tudo aquilo que nos aflige. O salmista Davi sabia exatamente como expressar seus sentimentos diante de Deus: ?olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus constrangimentos. Olha para a minha agonia e para a minha amargura, e perdoa todos os meus pecados? (Sl 25.16-18). A promessa de Deus é: ?invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás? (Sl 50.15). Deus é o maior interessado em nos livrar das conseqüências de uma auto-estima depreciada. E ele se interessa porque ele nos ama mais do que podemos imaginar.


     Segundo, arrisque-se: ame-se! Faça ginástica, corte o cabelo, pinte as unhas, mude o guarda-roupa... Resolva uma dificuldade de cada vez, nada de ficar sofrendo por antecedência. Recarregue as baterias. Quebre a rotina. Saia do cardápio feijão com arroz. Modifique sua rotina, faça um programa no meio da semana, conheça novos amigos... Use e abuse do direito de ser feliz. Não se contente com pouco, deseje e busque crescer cada vez mais. Engaje-se em um projeto voluntário ou ajude alguém que precisa.


     Veja o depoimento de pessoas que conseguem melhorar sua auto-estima:


 a)          "Meu relacionamento com Deus é o termômetro da minha auto-estima. Durante as minhas apresentações, quando eu vejo as pessoas louvando a Deus e apreendendo a mensagem que a minha música quer passar, me sinto a pessoa mais feliz do mundo. Quando eu estou meio triste e sinto me distanciar um pouco de Deus, a minha auto estima parece não existir. Em contrapartida, quando estou em conexão direta com Deus, a minha auto-estima aumenta de uma forma impressionante." Gisele Nascimento, cantora.


b)          ?Para manter a minha auto estima elevada, eu procuro cuidar sempre da minha estética. Cuido da minha pele, do cabelo e malho bastante. A ginástica é algo que me deixa de bem com a vida. Além disso, procuro tirar uma hora do meu dia para relaxar e refletir. Nesses momentos, entro em sintonia comigo mesma e com Deus. Para isso,  desligo o telefone, o celular e qualquer outra coisa que possa tirar a minha atenção. Esse é o momento que eu tenho para agradecer a Deus por todas as coisas que Ele me proporciona" Solange Frazão, personal trainer.



             Portanto, vamos acreditar que dá para conquistar uma auto-estima equilibrada. Precisamos nos aproximar mais das verdades escritas na Bíblia e não nas mentiras ditas por nossas mentes doentias ou por pessoas que também precisam construir uma visão equilibrada das coisas. Com certeza, esse é caminho para quebrar os recordes da vida e derrubar as barreiras que nos impedem de ser tudo o que fomos criados para ser e ter.




Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Mega Memória ? Comentários Sobre A Copa Do Mundo De 1994
- O Segredo Básico Para Elevar A Auto Estima
- Identidade Sustentável
- ForÇa Para Viver
- Um Curso Em Milagres
- A Prosperidade Ao Alcance De Todos
- Quem Ama Educa

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online