PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Os outros filhos de Maria




Os outros filhos de Maria




Pesquisadores de várias correntes científicas religiosas investigam os segredos e mistérios da mulher que sendo virgem, gerou o Filho de Deus aqui na Terra, Jesus Cristo. Cada vez mais, escritores e religiosos questionam se Maria teria realmente continuado virgem, após o nascimento de Jesus. Depois de muitas pesquisas, descobriram-se indícios de que Cristo fazia parte de uma família com mais quatro irmãos e muitas irmãs.


Esta afirmação de uma família numerosa, produz debates acalorados entre os católicos no mundo inteiro. Indícios encontrados por especialistas em religião, apontam para a possibilidade de algum desses irmãos, terem nascido da união de Maria com José após o nascimento de Jesus, pois eram casados.


Pierre-Antoine Bernheim, autor do livro ?Tiago, irmão de Jesus?, que foi lançado originalmente na França e publicado no Brasil pela Editora Record, reuniu neste livro farta documentação e provas de que Tiago era irmãode sangue de Jesus. Entre as várias descobertas do autor, encontrou-se uma urna funerária em Jerusalém com a inscrição: ?Tiago, filho de José, irmão de Jesus?.


O primeiro historiador eclesiástico, o padre Euzébio de Cesaréia, cita um escrito do século II de autoria do judeu convertido Hegesipo que se referia a Tiago como ?irmão do SENHOR?.


O ensaísta escritor Jacques Duquesne, ex-diretor da revista francesa Le Point, no livro de título ?Maria - a mãe de Jesus?, publicado aqui pela Editora Bertrand, descreve no capítulo ?Maria, mãe de família numerosa?, pelos menos 11 referências bíblicas no Novo Testamento, onde se encontra citações dos irmãos e irmãs de Jesus. Duquesne diz que numa passagem bíblica, Jesus ensinava na Sinagoga, e após ter realizado muitos milagres, os impressionados perguntaram quem é este homem? E uma das pessoas dissera: não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs?


Duquesne, o autor francês, revela que no Evangelho de Marcos, após Jesus ter constituído os seus discípulos, chega uma pessoa para ele e diz: Eis que tua mãe e teus irmãos e tuas irmãs estão ali fora a te procurar. O autor francês relata que no Evangelho de Lucas no capítulo 2 está escrito: Ela deu à luz seu filho primogênito. E primogênito quer dizer primeiro filho.


Duquesne relata que no Evangelho de Mateus está escrito: José não a conheceuaté o dia em que ela deu à luz um filho. Conhecer no sentido bíblico significa manter relação sexual. Então essa frase reforça a tese de Jacques Duquesne e de outros historiadores de que Jose e Maria tiveram relações sexuais após o nascimento de Jesus, gerando outros filhos e filhas, pois eram casados, marido e mulher.


Os dicionários mariológicos do Vaticano estimam que Maria tenha gerado por volta dos 13 anos, que era bem informada porque vivia em torno do Templo. Foi dada em casamento a José. Algumas teólogas belgas afirmaram que Maria teria tido outros filhos em função de sua idade.


João Flávio Martinez, teólogo e professor universitário, presidente do Centro Apologético Cristão de Pesquisa e Evangélico Batista, diz que no Evangelho de Mateus, nos capítulos 12 e 13, traz versículos que falam que Jesus Cristo tinha quatro irmãos. O padre Jesus Erthal, reitor da PUC-Rio, discorda, dizendo que as versões que originam o equívoco, no entender dele, são traduções equivocadas.


O teólogo Clodovis Boff, professor da cadeira de Mariologia Social da Pontifícia Faculdade de Mariana, de Roma, diz que Maria questionou o poder exercido pelos homens, e clamou pela igualdade social.








Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Dinâmicas Para Momentos De Encontros
- Esboço Biblico - Chamados Para Perseverar
- Literatura Infantil
- José - A Verdadeira HistÓria Do Pai De Jesus Cristo Na Terra
- Júlio Dinis
- Esboço BÍblico - O Alicerce De Sua Vida
- As Expressões E Actividade Criadora

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online