|
 |
Página Principal : Estudos de Religião
www.catolicismo.com.br
Publicidade
No Brasil do século XVIII, dos amplos casarões e das belas igrejas em estilo barroco, floresceu a música religiosa. Mas foi em Minas Gerais que a música barroca culminou. Eram missas, novenas e ofícios, concebidos com originalidade, dentro dos padrões sacros. Dentre os compositores dessa época destacam-se: Manuel Dias de Oliveira, Marcos Coelho Neto, Joaquim Emérico Lobo de Mesquita e o padre José Maurício Nunes Garcia. A música tanto para o serviço religioso quanto para o entreterimento, era utilizada desde o tempo da construção dos primeiros arraiais e das primeiras capelas de taipa, no território das Minas. Os músicos em sua maioria, eram negros e mulatos, escravos ou libertos, conduzidos por um regente branco, geralmente um vigário ou padre. Nas festas religiosas estavam sempre presente. Os instrumentos mais utilizados eram o cravo e a flauta. A música barroca foi esquecida pouco a pouco por gerações, quase sepultadas. Mas, as partituras foram descobertas e devidamente avaliadas, sendo aos poucos sendo colocadas ao alcance do público. Alguns exemplos dos mestres barrocos mineiros gravados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Credo _ Compositor: Ignácio Parreira Neves. Maria Mater Gratiare ( hino a 4) _ Compositor: Marcos Coelho Neto. Novena de Nossa Senhora do Pilar _ Compositor : Francisco Gomes da Rocha.
ninamar [email protected]
Veja mais em: Estudos de Religião
Artigos Relacionados
- Www.suapesquisa.com/barroco
- As Artes Plásticas Em Minas Gerais
- Desenvolvimento Da Ópera
- A Música Na Antiguidade
- A Questão Racial No Brasil
- O Sobrinho De Rameau
- Tiradentes, Típica Cidade Histórica Mineira
|
|
|
| |