PUBLICIDADE

Página Principal : História


Esparta Um Estado Guerreiro



Os espartanos ao estabelecer na Lacônia logo ganharam reputação por sua austeridade e poderio militar. Depois subjugaram o povo local, expandiram suas frontreiras com a conquista da vizinha Messênia, em 740-720 a. c.

Esparta se tornava então o maior dos  Estados  Gregos da época.

Os próprios espartanos produziam finos  metais e cerâmica, e diz-se que ajudaram no desenvolvimento da música grega.

Era um Estado militar devido ao seu desenvolvimento corria riscos de constantes invasões.

A solução encontrada foi militarizar-se. Cada homem tinha de tornar-se soldado em tempo integral e dedicar a vida a treinar e lutar. Todos os espartanos levavam uma vida muito dura e tinham pouco contato com o mundo exterior.

As pessoas que viviam em Esparta pertenciam a diferentes classes sociais. Por exemplo: Somente homens e não mulheres nascidos na cidade eram considerados cidadãos. Todos os cidadãos eram obrigados ao serviço militar e podiam votar sobre importantes assuntos em assembléia. Os forasteiros não tinham permissão de se juntar às suas fileiras.

Os descendentes dos povos que se haviam rendido aos espartanos eram conhecidos como periecos. embora não fossem cidadãos espartanos, eram livres e tinham permissão de comercializar  e alistar no exército.

 Descendentes de povos que haviam resistido ao governo espartano eram conhecidos como hilotas e obrigados a trabalhar na lavoura mais ou menos como escravos.

Tinham de entregar a maior parte de suas colheitas aos senhores espartanos. Embora houvesse muitos mais hilotas do que cidadão, os espartanos cuidavam para que não adquirissem nenhum poder e não houvesse qualquer chance de rebelião .


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- A Maior Das Batalhas
- Características Gerais Dos Povos Indígenas Brasileiros
- Sans-culottes
- Deuses Greco - Romanos
- 300
- A Queda Da Bastilha
- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online