PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Candombe (folclore brasileiro 2)



Candombe



Segundo a tradição, o candombe é ancestral mítico do congado, elo perdido de ligação entre o culto jeje-nagô e o catolicismo rústico. Por isso, é considerado o pai de todas as guardas, que nasceram em diferentes épocas: primeiro, foi o congo, depois o moçambique, o catopê, as demais. Inúmeras crenças fantasiam sua existência, cheia de segredos, uma espécie de maçonaria dos pretos, semelhante à cabula, da região do vale do rio São Mateus, Espírito Santo. Em vista do hermetismo, dele pouco se sabe.



A palavra candombe significa dança sagrada. Há um tambor muito primitivo que tem o seu nome.



A rigor, o figurante veste-se de branco, sem cobertura, descalço, blusa sol18 e de gola aberta em ângulo reto, calça do tipo "pega-frango", faixa estreita amarrada à cintura, com pontas caídas. A cor desta é sinal distintivo da unidade. AtJ pescoço, caindo-Ihe à frente do corpo, uma toalha branca e também o rosário de lágrimas.



O candombe não desfila, só se desloca em grandes ocasiões, assim mesmo à noite, para tocar em casa do rei ou da rainha congos ..



Os instrumentos musicais são toscos, de percussão, e se compõem de três atabaques ou "pilões", diferentes em tamanho e função rítmica, feitos a machado, como se vangloriam de afirmar os candombezeiros, e mais o canzá ou angóia e a puíta, o agogô e o reco-reco.



À função, os tocadores sentam-se em um banco central e mais dois tocos i (ô) laterais fincados no chão.



A instalação de nova guarda se faz com o cerimonial de batismo dos atabaques, que recebem nomes especiais, mantidos de geração a geração. Os de Contagem, por exemplo, foram chamados Jeremias, Santana e Santaninha, correspondentes ao rum, rumpi e lé. As membranas são de pele de cabrito, afinadas ao calor do fogo.



Os atabaques são canais de comunicação com o mundo sobrenatural. O papel do candombe na Irmandade é preservar as tradições mágicas io. rubas, daí o esoterismo de seu ritual, que é fechado aos não iniciados, ainda que sejam membros da Federação de Nossa Senhora do Rosário.



As guardas de candombe que sobressaem em Minas são as de Mocambeiro, distrito de Matozinhos; da comunidade dos Arturos, município de Contagem; de Campinho, em Lagoa Santa; de Lagoa de Santo Antônio, Pedro Leopoldo; e da Serra do Cipó, nas cercanias do Hotel Veraneio. Em Araçuaí, assume a variante conhecida por tamborzeiros.


Registram-se ocorrências em Rondônia, Uruguai e Argentina.



Referência:


MARTINS, Saul. Congado: Família de sete irmãos. Belo Horizonte,SESC, 1988. p.19. . .






Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Caboclinho (folclore Brasileiro 7)
- Cavaleiro De SÃo Jorge (folclore Brasileiro 8)
- Nossa Pátria
- Marujo (folclore Brasileiro 6)
- Dinâmicas Para Momentos De Encontros
- Congo (folclore Brasileiro 3)
- Ensaio Sobre O Entendimento Humano

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online