PUBLICIDADE

Página Principal : História


A Revolução Francesa



Em 2009, a Revolução Francesa completa 220 anos. No século 18, o movimento europeu que reuniu distintas classes sociais inspirou outras revoluções pelo mundo.

O Absolutismo era um Sistema político em que o rei tinha poderes absolutos, esteve em vigor na época da Revolução Francesa.

14 de junho de 1789 foi a data em que a revolta popular na França tomou a Bastilha. a Bastilha, na época era a prisão onde estavam detidas as pessoas perseguidas pelo Antigo Regime. O rei Luis XVI foi guilhotinado como resultado da Revolução Francesa

Em 1791, a nova Constituição francesa estabeleceu a Monarquia como forma de governo.

O Iluminismo, movimento intelectual que impulsionou a Revolução Francesa, tinha como idéias centrais o racionalismo e o liberalismo.

Robespierr foi líder dos jacobinos, grupo que criou o ensino público e obrigatório; ele instaurou o período do Terror. Ele também acabou na guilhotina.

A rainha Maria Antonieta estava no Palácio de Versalhes quando estourou a revolta popular.

A miséria da maioria da população; os gastos excessivos com o Exército, com guerras e com a manutenção da Corte são as causas da Revolução Francesa.

O general Napoleão Bonaparte surge como governante na história da França na fase final da Revolução Francesa, o Diretório, de 1795 a 1799.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Revolução Francesa
- Quem Teme Os Lobos Não Vai à Floresta
- Restauração Dos Bourbon
- Revolução Inglesa
- A Revolução De 1830
- A Comuna De Paris
- O Pioneirismo Inglês _ Revolução Industrial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online