PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


A IGREJA METODISTA



O Metodismo surgiu na Universidade de Oxford, na Inglaterra, por volta de 1739.

Por um grupo de estudantes cristãos, descontentes com a frieza espiritual e frouxidão dos costumes da época, especialmente na Igreja Anglicana, pois privilegiava apenas os nobres e ricos.

O grupo era liderados pelos irmãos John e Charles Wesley.

O grupo foi denominado de ?Clube Santo? e, devido aos hábitos metódicos que assumiram na prática da vida devocional, também eram chamados de ?metodistas?.

Os Irmãos Wesley, no entanto, não queriam fundar uma nova denominação eclesiástica. John Wesley realmente nunca se desligou da Igreja Anglicana. O objetivo era reavivar a adormecida igreja Estatal. Logo esta igreja fechou as portas e os púlpitos para os irmãos Wesley.

Então começaram a pregar nas ruas e nas praças. Suas mensagens resumiam-se em uma pregação que levava o homem á perfeição espiritual, á santificação total. Na verdade incentivava-os a uma ?nova conversão?. O costume regular e rígido de horários e métodos para orar, ler e estudar a Bíblia na busca de um aperfeiçoamento moral e espiritual fez com que as pessoas os chamassem, ironicamente, de ?metodistas?, dando, assim, origem ao nome da Igreja.

A primeira sociedade metodista organizada se estabeleceu em Bristol, em 1739 e teve grande expansão e desenvolvimento nos EUA. Apesar de não ter sido por vontade dos irmãos Wesley, a ruptura com a Igreja Anglicana foi inevitável, e isto aconteceu em 1818.

Os metodistas seguem a Bíblia como livro fonte de fé, vida e salvação. Batizam as crianças após o nascimento. Acreditam na ressurreição dos mortos e na vida eterna.

Ao contrário dos Anglicanos não aceitam a predestinação. A formação dos lideres dá-se através do curso de Teologia, nos seminários da igreja.

Em 1951, foi constituído um Conselho Metodista Mundial, que reúne todas as subdivisões do metodismo. Hoje, o metodismo moderno difere bastante das características fundamentalistas dos fundadores, são mais liberais,inclusive ordenam mulheres ao ministério e são ecumênicos

A Igreja Metodista participa da unidade cristã mundial do Conselho Mundial de Igreja.



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- O Grande Avivamento Do Século Xviii
- Igreja Reformada - História E Origem
- Os Presbiterianos
- Igreja Presbiteriana - História E Origem
- Sexo E Poder Na Igreja
- A Mulher E A Religião
- Ciência E Fé São Opostas?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online