PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Comentários à Tito


Publicidade



São temas discutidos nesta epístola:

1. A soberana graça indica o fato de que Deus está no controle de todas as coisas. Esse fato concede segurança e confiança aos cristãos. No antigo testamento, ?graça? significa ?favor?, ?gentileza?; é o caso de um chefe que mostra ?graciosidade? em relação a um subalterno, sem que o chefe tenha qualquer obrigação de mostrar tal ?gentileza?. No novo testamento, ?graça? refere-se ao amor imerecido, redentor, demonstrado em Cristo. A fidelidade de Deus à sua promessa de aliança de salvar seu povo é estabelecida e preservada pela ?graça?.

2. A sã doutrina refere-se à verdade absoluta como ensinada nas Sagradas Escrituras. O que Deus diz, ele não vai mudar.

3. A vida de servo ou colocar-se sob a autoridade e senhorio de Jesus Cristo é um estilo de vida de obediência à sua Palavra.

Tal doutrina aplicada em nossas vidas resulta em uma vida correta. É necessário compreender que a salvação acontece somente pela graça. E esta é a doutrina correta. A mudança duradoura no estilo de vida é possível somente quando o coração é transformado pela graça de Deus.

A exemplo dos ensinamentos deixados a Timóteo, Paulo estabelece um padrão para aqueles que iriam conduzir o rebanho e ser pra eles exemplo de qual é a reta condição que devem perseguir aqueles que guardam os mandamentos do Senhor e O amam.

Devemos entender que obras não consistem em boas ações, para com o nosso próximo, ou como no cotidiano popular, ?uma alma caridosa?. Antes, quer dizer que tudo quanto praticamos, até mesmo o se abster de fazer algo, ou o tão somente orar, consistem em obras da nossa parte para com o ?mundo externo?. E tais obras dizem a respeito de quem somos, e a quem servimos. É o famoso diz-me com quem andas que te direi quem és, e assemelhados.

Então cabe refletir, do que testemunham nossas obras?

Cabe a nós meditar nessas características apresentadas por Paulo, e clamar ao Senhor pra que em todo o tempo estejamos alinhados a um andar reto!

No mais o nosso andar, pode dar ou não lugar ao inimigo, do contrário Paulo não diria que o nosso andar seja para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.

Portanto, devemos ser diligentes, em tudo longânimos, e muito, mas muito atenciosos para que o nosso andar seja irrepreensível.

Não tire folgas pra descansar de ser um ser irrepreensível. Se respirar um pouco mais profundo for te fazer pecar, não respire profundo.

Sei que parece bobagem, e que muitas vezes cansamos, mas não podemos cansar, porque nosso adversário não cansa de querer que fujamos às regras do nosso Reino para conseguir se tornar novamente nosso senhor.

O ensinamento de renúncia à impiedade e às concupsciências mundanas, é que nos ensinam e nos fundamentam em um viver sóbrio, e justo.

Piamente quer dizer absolutamente, plenamente.

Ou seja, o viver assim de forma plena e o viver a vida de forma plena.

Com isso temos um incentivo a viver andando com pessoas mais maduras do que nós mesmos, como na grande comissão, discipulando uns aos outros, com o fim de persistirmos em um andar irrepreensível.

Afinal é de se refletir, que por vezes não percebemos que nosso andar está manco, ou requerendo ajustes, ou ainda por vezes precisamos de uma chamada pra como dizem: acordar pra vida!

Então incentivo a que homens e mulheres, busquem exemplos de Deus com a finalidade de se aprimorar, crescer espiritualmente e honrar ao Senhor.

A própria preparação vem de uma vida de discipulado.

Ninguém nasce pronto. Tudo requer preparação para se alcançar um determinado resultado, ainda que para o resultado A o preparo seja menor do que para o resultado B, mas ainda assim, ambos requerem PREPARAÇÃO.

Conformemo-nos a palavra, preferindo os outros a nós mesmos, ainda que de alguma forma tenhamos que nos humilhar mesmo quando não fomos nós que cometemos a falta de que somos cobrados. Sabe se humilhar é sinal de sabedoria e não de vergonha!!!

Assim, seremos honrados, e principalmente honraremos nosso Senhor!

Por fim, fica-nos o convite de permanecer na caminhada com Cristo de forma irrepreensível e dando bons frutos!!!



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Família - O Eterno Propósito De Deus 2
- Mudança De Estilo De Vida - Jesus
- Ele Sabe Todas As Coisas
- A Excelência Da Palavra De Deus
- Jesus Se Casou?
- Www.ongrace.com: Atos Desnecessários E Perigosos
- Recontrutores De Deus


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online