PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Papai Noel



O Papai Noel é aquele velhinho bonzinho gordinho e de barba branca que em muitos países visitam as crianças na véspera do Natal deixando seus presentes caso elas tenham sido obedientes durante o ano inteiro. Em alguns países como por exemplo na Grécia, o Papai Noel visita as crianças na véspera do Ano Novo. Na verdade o personagem do Papai Noel é atribuído nos países cristãos católicos ao São Nicolau Taumaturgo, que era o arcebispo de Mira na Turquia no século IV. Nos países cristãos ortodoxos a figura do Papai Noel é atribuída ao São Basílio (Mega Basílio) arcebispo de Cesareia na Capadócia no século IV.

Tanto o São Nicolau quanto o Mega Basílio eram pessoas que ofereciam ajudas as necessitados. O Mega Basílio é considerado o pioneiro da filantropia organizada.

Papai Noel hoje tem uma roupagem vermelha e branca, viaja com o seu trenó que é conduzido por renas carregando os presentes dentro de um grande saco vermelho. Antigamente o Papai Noel se vestia de verde com roupas grossas de inverno, mas devido ao cartunista Thomas Nast que em 1886 o representou com roupa vermelha na revista Harper Weekly's, ele passou a usar essa cor. Contudo existe um mito que atribui a roupa vermelha de Papai Noel a uma bem sucedida campanha publicitária da Coca-Cola de 1931.

Papai Noel para alguns vive no Pólo Norte, mas para os países do norte da Europa vive na Lapônia na Finlândia, onde tem seu escritório e sua fábrica de presentes que são manufaturados pelos duendes.

Papai Noel entra pela chaminé das casas. Essa tradição pode ser atribuída ao São Nicolau que ajudava os necessitados colocando um saco de moedas de ouro nas chaminés das casas, mas também pode ser atribuída aos antigos Lapões que moravam em pequenas tendas como os iglus e que tinham como entrada um buraco no telhado.

Em muitos países, as pessoas costumam deixar um copo de leite e um pratinho com biscoitos perto da árvore de natal, para o Papai Noel. Afinal é o mínimo que podem fazer para esse bom velhinho que vem de tão longe para visitar as crianças.

Ho-ho-ho!!!



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online