PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Acúmulo de Informação não Obrigatoriamente Amadurece o Homem



O desenvolvimento mental engloba, eu suponho, outras motivações da natureza humana como a busca por compreender se de fato existem princípios invioláveis da vida e quais são essas leis básicas; Ter a consideração mais séria sobre espiritualidade, sobre o desejo de descobrir um propósito importantíssimo para a própria vida e buscar encontrar a Deus; Já que, eu intuo, uma mente que intelectualmente atingiu um patamar de crescimento respeitável ganha cada vez mais sinais de que Deus existe de fato, de que Ele deixa de ser uma fábula criada por povos da antiguidade para explicar o que não compreendiam ou para aliviar as dores da vida mas que, quando se reflete sinceramente, isso não vai muito além de ser uma lenda sem fundamento consistente.

O problema consiste em que, eu percebo, o acúmulo de conhecimento não é obrigatoriamente sinônimo de amadurecimento intelectual de início (embora trafegue em direção a isso). O acúmulo de informação por desejo de ser um homem ou mulher cultos, conhecedores de vários interesses humanos, não poucas vezes tem a vaidade como motivação central.

O perigo do enriquecimento mental restringindo-se ao acúmulo de novas informações é a direção incerta e muitas vezes inadequada desse enriquecimento. Sendo mais simples, o que eu estou aprendendo talvez seja mais preocupante do que o quanto estou aprendendo.

A primeira informação provinda do evangelho de Jesus Cristo (contido no novo testamento da Bíblia Sagrada) é que o homem, quando entregue as suas próprias forças, é um ser altamente vulnerável. Ali se encontra a ideia de que a fragilidade e o sofrimento, quando eu estou separado ou em desacordo com a educação Divina, são elevadíssimos. Isso é um verdadeiro insulto para a minha tendência autocentrada. O ser humano, de um modo genérico, odeia se sentir impotente, humilhado, desprovido de poder.

Talvez quando eu possuo a compreensão de que preciso amadurecer mas que por minhas próprias ?verdades? formuladas sobre a vida poderei adquirir grandeza, essa esperança interior me torna mais aberto. Contudo, ao intuir que certos princípios e que o temor a Deus (agora visto como real e não mais como fábula, através do evangelho) devem ser respeitados para meu próprio bem, eu então me fecho, me retraio, me incomodo, me aborreço, me torno defensivo e inicio o ciclo de formulação de justificativas e explicações das mais variadas fontes para desvalidar as ideias que, em essência, afirmam que eu não sou o centro das realizações, sou apenas um veículo de um poder superior e, esse sim, realiza as obras. Sendo a minha felicidade a recompensa de permiti-lo me usar como um canal condutor dessas realizações.

O Acúmulo de Informação direcionado pela motivação interior unicamente de crescer, ser brilhante à vista do próximo, tende a fortalecer a ideia de que sou criador e não criatura. Isso eu acredito é altamente pernicioso. Não demora muito para surgirem as frustrações devido a incapacidade de se realizar sozinho de forma mais recompensadora. Acompanham a isso um inconformismo e desprezo pela vida.

O Conhecimento bíblico pode me vacinar contra isso, e vai além, quando eu creio em Deus, quando acredito ser Dele a última palavra no desenrolar da vida, tendo a ter uma percepção diferente do mundo e a tomar decisões diferentes daquelas pessoas que não são adeptas dessa ideia. Isso faz diferença. Decisiva até. Quanto aos sinais de que Deus existe, é meu ponto de vista que enquanto o pensamento lógico não for equilibrado com o amadurecimento da fé eles são difusos, por vezes atribuídos a causalidades mas, ao iniciarmos um estudo sério e constante das escrituras da Bíblia Sagrada, mesmo que certas passagens pareçam por demais sensacionalistas, esse equilíbrio se forma e essas passagens enfim revelam o seu propósito.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Um Discurso Sobre As Divergências Entre Fé E Ciência.
- Um Discurso Sobre O Fortalecimento Do Evangelho
- Como Somos Abençoados
- Combatendo Limitações Da Personalidade
- ''''...vois Sois Deuses...''''; ''''...e Disse Deus: Haja Luz E Houve Luz.''''
- O Poder De Fazer Acontecer Milagres
- O Benefício Terapêutico Da Oração.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online