PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Ritual de santo-daime



A doutrina de Santo-daime foi criada pelo seringueiro Mestre Irineu, no começo do século 20. Essa doutrina considera que a bebida sagrada ayahuasca ilumina as pessoas. Assim, há um ritual todo caracterizado em seus encontros. Os templos daimistas têm a forma de um hexágono e se localizam em zonas rurais.Consideram esse detalhe como fator essencial para que a energia flua e se espalhe.

Às 21 horas, um sino toca anunciando o começo do ritual. Para que a energia atinja a todos, homens e mulheres se separam por idade e estado civil. Os lugares são definidos. Às 21h20, depois de orar, as pessoas fazem filas, é a hora do chá de ayahuasca, a bebida sagrada. Os fiéis consideram-na como a "força" que se espalha e energiza todos. Essa bebida é feita com cipós e folhas da Amazônia. Ela tem o agente dimetiltriptamina (DMT) que provoca alucinações e acelera a consciência. Às 21h40, há a sessão de canto e música.Cada igreja tem os seus hinos sagrados. Um padrinho faz as orações e chefia a cerimônia. Os iniciantes na doutrina usam roupas com as cores da Bandeira Brasileira e ajudam no ritual. Âs23 horas há um intervalo, quando todos estão envoltos nos efeitos da ayahuasca. Seus pensamentos e seus corpos buscam cura, visões e iluminações. Há um fiscal que orienta e ajuda aqueles que se sentem mal com os efeitos do chá. Depois de muitos hinos, os daimistas dançam, naturalmente, até que os efeitos do chá cessem.

Percebe-se que é um ritual muito particular e curioso, e que provoca mudanças no comportamento dos daimistas, uma vez que todos experimentam do alucinógeno, o chá de ayahuasca. Lembra, bastante, os rituais indígenas!



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- O Ahyauska - Daime
- Hinos Do Santo Daime
- A Doutrina Do Santo Daime
- Preconceito Vocabular
- Matança De Animais Na Umbanda
- Fidei Depositum (depósito Da Fé)
- Umbanda Básica - Rituais - Parte Ii

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online