PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Exú é o diabo?



O exu é uma entidade dúbia. Não podemos confundir nossos trabalhadores de Umbanda com o orixá Exu que, apesar de muitos dizerem que não, é louvado por nós em nossas trunqueiras e, no entanto, não incorpora em nossos terreiros.

Exu é o mensageiro de todos os orixás e tem acesso liberado a todos os campos de atuação utilizados por eles. Pela suas características muito humanas é quem mais está perto de nós quando pensamos em faixas vibratórias.

É uma entidade da noite, gosta da escuridão, fala as verdades claramente e não foge de assunto algum. Fala de sexo, amizade e amor com a mesma tranqüilidade de um preto-velho conversando sobre espiritualidade.

Nada para exu é proibido ou pecaminoso entende perfeitamente os problemas e mazelas de seus consulentes e não mede palavras para orientar quem o procura. Aprecia as bebidas fortes e não dispensa o uso de pimenta em suas obrigações daí resultando a fama de ser o diabo. Fama, aliás, que ganhou e não desmente, talvez por achar engraçada a ignorância dos que assim o denominam.

Tem todos os defeitos e qualidades inerentes aos encarnados e por isso tornou-se uma espécie de guardião das zonas astrais sombrias onde presta excelente serviço de conscientização profunda junto aos recém desencarnados. Quando atua dessa forma é o auxiliar preferido dos pretos-velhos que os utilizam para encaminhar espíritos perdidos às zonas astrais de instrução.

Na Umbanda, como no universo, temos o lado positivo e o negativo, o bem e o mal, o astral superior e o inferior, sempre representados e divididos em duas faces, a direita e a esquerda. Os exus representam bem esse lado esquerdo justamente pela sua personalidade multifacetada.

Mas devemos ter como principio básico ao falarmos de exu que ele nunca foi e nem será o próprio diabo, como nossos detratores adoram dizer por desconhecer os caminhos e mistérios desse grande trabalhador.

Diabólicos são os que não estudam, logo não entendem, mas julgam sem o conhecimento adequado.

Laroiê Exu!



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Os Baianos Na Umbanda
- Mistificação Nas Igrejas
- A Umbanda
- Umbanda Básica - Oferenda, Obrigações E Exu - Parte V
- Desabafo De Umbandista
- Vejo Tudo! Estou Mistificando?
- Umbanda Religião Brasileira?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online