PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Misoginia na Igreja



Aqui quero partilhar com os leitores do Shvoong algumas pérolas do pensamento ultra-machista dos Padres e outros santos varões da Igreja:

"No que se refere à natureza do indivíduo, a mulher é defeituosa e mal nascida, porque o poder activo da semente masculina tende à produção de um perfeito parecido no sexo masculino, enquanto que a produção de uma mulher provem de uma falta do poder activo." (Tomás de Aquino, Summa Theologica)

"Nada rebaixa tanto a mente varonil de sua altura como acariciar mulheres e esses contactos corporais que pertencem ao estado do matrimónio." (Santo Agostinho, "De Trinitate")

"E tu não sabes que és uma Eva? A sentença de Deus sobre este teu sexo vive nesta era: a culpa deve necessariamente viver também. Tu és a porta do demónio; és a que quebrou o selo daquela árvore proibida; és a primeira desertora da lei divina; és a que convenceu aquele a quem o diabo não foi suficientemente valente para atacar. Assim facilmente destruíste a imagem de Deus, o homem. Devido à tua deserção, incluso o Filho de Deus teve que morrer." (Tertuliano, Padre da Igreja, "De Culta Feminarum", 1.1)

"É Eva, a tentadora, de quem nos devemos cuidar em toda a mulher... Não consigo entender que utilidade pode ter a mulher para o homem, se se exclui a função de conceber crianças." (Santo Agostinho de Hipona, Padre da Igreja)

"As mulheres não devem ser iluminadas nem educadas de forma alguma. De facto, deveriam ser segregadas, já que são causa de insidiosas e involuntárias erecções nos santos varões." (Santo Agostinho de Hipona, Padre da Igreja)

Não se compreende muito bem como continuam a existir mulheres cristãs. Uma estranha síndrome de "Belém"?

Cá por mim ainda bem que existe a mulher. Se ela não existisse, como é que iria funcionar a mola?



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Limbo
- Sans-culottes
- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- A Mulher No Egito Antigo.
- Deus Não Existe
- Desigualdades De Género
- Papa Paulo 16

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online